Sistema digital ajuda PRF/SE na recuperação de veículos roubados
O ano de 2020 é considerado para a Polícia Rodoviária Federal um marco de revolução digital. A tecnologia tem sido cada vez mais empregada para ampliar os serviços prestados à sociedade, para melhorar processos administrativos e operacionais, bem como para aprimorar entregas comprovadamente eficazes. Este é o caso do Sistema Nacional de Alarmes (SINAL), ferramenta implementada pela PRF desde 2017. O SINAL permite que pessoas se cadastrem para informar roubo, furto ou clonagem de veículos.
De janeiro a novembro de 2020, a PRF em Sergipe recuperou 174 veículos roubados, o que representa um crescimento de 142% em relação aos 72 recuperados no mesmo período de 2019. Parte desse total é fruto de denúncias e de informações cadastradas no SINAL.
Como funciona
Após um processo rápido de validação das informações preenchidas, um alerta chega instantaneamente no celular dos policiais que estiverem em um raio de 100 quilômetros do local da ocorrência, e em todas as centrais da PRF no país.
Segundo Max Cabral, assessor de comunicação social do órgão no estado de Sergipe “as vítimas devem preencher o cadastro no SINAL o mais rápido possível, auxiliando o trabalho policial, pois estatisticamente as chances de recuperação são maiores nas primeiras horas da ocorrência. Também é importante destacar que o registro no SINAL não substitui o Boletim de Ocorrência na Polícia Civil.”, reforçou o assessor.
Para fazer uso da ferramenta, basta acessar o site https://portal.prf.gov.br , clicar nos três traços horizontais que ficam à esquerda do nome da Polícia Rodoviária Federal, selecionar “Serviços” e, por fim, “Roubo/Furto de Veículos – SINAL”.
Fonte e foto: PRF/SE