Notícias

Ano se inicia com queda na venda de veículos

O ano se iniciou com queda na venda de veículos 0 km leves e pesados no país. De acordo com dados da Fenabrave, em janeiro houve redução nas vendas de automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões novos. Foram comercializadas 171.153 unidades no mês passado, o que representa uma queda de 30% ante dezembro e de 11,6% no comparativo com janeiro do ano passado.

A Fenabrave atribui a alguns fatores essa queda, após ascendência registrada mês a mês a partir do segundo semestre do ano passado. Entre as causas dessa redução, estão o aumento do ICMS em São Paulo, maior mercado do país; nova onda de Covid-19; escassez de peças e insumos; falta de produtos no mercado, com estoques extremamente baixos nas concessionárias e montadoras. 

“Já vínhamos acompanhando as dificuldades que as montadoras estão enfrentando com relação ao fornecimento de componentes. Este gargalo se intensificou em janeiro, diminuindo ainda mais a oferta de produtos. Mas outros fatores relevantes impactaram nos resultados, como a segunda onda da pandemia de Covid-19 com restrições à abertura de concessionárias em algumas cidades. Também tivemos fatos negativos regionais, como o aumento do ICMS sobre veículos no Estado de São Paulo”, destacou Alarico Assumpção Jr, em entrevista ao site Automotive Business.

Foto: Divulgação 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *