Notícias

Toyota Corolla Cross é lançado no Brasil e parte de R$ 140 mil

Em mais de 50 anos, o nome Corolla, o veículo mais vendido do mundo e líder de sua categoria há seis anos no País, se tornou referência de qualidade, durabilidade e confiabilidade, pois é um veículo que reflete o gosto e as necessidades de seus consumidores por todo o globo. Agora, o Corolla escreve um novo capítulo em sua trajetória, além do sedã ele se transforma em um SUV, um dos segmentos que mais cresce globalmente e também no Brasil.

O Corolla Cross conta com duas opções de motores: 2.0L Dynamic Force flex com transmissão Direct Shift de 10 marchas e injeção direta, que atinge 177 cv abastecido com etanol e 169 cv com gasolina, além do sistema híbrido que combina três motores, dois elétricos e um a combustão flexfuel.

VERSÕES E PREÇOS

O Corolla Cross com motor 2.0L Dynamic Force chega nas versões XR ( R$ 139.990) e XRE (R$ 149.990), enquanto o sistema híbrido estará disponível nas versões XRV Hybrid (R$ 172.990) e XRX Hybrid (R$ 179.990).

Além destas, tem uma edição especial de lançamento chamada de “Special Edition” baseada na versão topo de linha, XRX Hybrid (R$ 183.990), e limitada a 1.200 unidades.

DESIGN EXTERNO

Logo na frente, percebe-se o caráter robusto do modelo com a configuração da grade trapezoidal dupla que fornece uma aparência ampla e forte. 

A grade superior, pintada em cinza escuro e em formato de colmeia, ao melhor estilo Lexus, acomoda a logomarca Toyota. Nas versões híbridas, a moldura da grade é na cor prata e o acabamento da logomarca é na cor azul. Já a grade inferior em plástico preto garante um estilo off-road e conta com faróis de neblina em LED para todas as versões. 

Na versão de entrada, os faróis são de halogéneo, enquanto nas demais versões, de LED. Já as versões híbridas contam com acabamento na cor azul também nos faróis. Além disso, toda a linha conta com luzes diurnas, o Daytime Running Lights – DRL.

Todas as versões do Corolla Cross possuem rodas de liga leve, sendo que na XR é de 17” com acabamento na cor prata e pneus 215/60 R17, enquanto as versões XRE e XRV Hybrid é de 18” com acabamento na cor cinza escuro e diamantada. A topo de linha, XRX Hybrid, possui acabamento na cor preta e diamantada. Nessas três versões, os pneus são 225/50 R18.

DESIGN INTERNO

O interior do Corolla Cross segue o padrão do sedã, com pequenas diferenças. No SUV, todo o acabamento é disposto horizontalmente até se conectar com as portas, dando uma sensação maior de amplitude.

O volante de três raios com controles de áudio e computador de bordo tem acabamento em couro. A versão XRE ainda conta com aletas para trocas de marcha (paddle shift). Os ocupantes do Corolla Cross disfrutam de muitos porta-copos e objetos nas portas, no console central e no apoio de braços no banco traseiro, oferecendo conforto e comodidade.

O painel de instrumentos nas versões XR, XRE e XRV Hybrid contam com três mostradores. Já a versão XRX Hybrid possui uma tela de TFT digital colorida de 7” no centro do painel.

NÍVEL DE EQUIPAMENTOS

Desde a versão de entrada XR o modelo conta com ar-condicionado digital automático com duto traseiro, banco do motorista com regulagem para seis ajustes – altura, distância e inclinação, banco do passageiro dianteiro com regulagem manual para quatro ajustes (distância e inclinação), direção eletroassistida progressiva (EPS), computador de bordo com tela TFT de 4,2” de alta resolução, freio de estacionamento no pedal, espelhos retrovisores externos elétricos eletrorretráteis e rebatimento automático ao fechar o veículo e pisca integrado, modo de seleção de condução Sport (versões XR e XRE), rack de teto longitudinal,  e sistema de áudio central multimídia Toyota Play com tela sensível ao toque de 8”, rádio AM/FM, função MP3, entrada USB, Bluetooth, conexão para smartphones e tablets com Android Auto e Apple CarPlay.

As versões XRE, XRV Hybrid e XRX Hybrid adicionam sistema de destravamento das portas por sensores na chave (Smart Entry), sistema de partida por botão (Start Button/Push Start), limpador do para-brisa com sensor de chuva, enquanto somente a XRE conta com paddle shift no volante.

As versões híbridas XRV e XRX contam com modo de seleção de condução Power, enquanto somente a XRX Hybrid possui ar-condicionado digital automático Dual Zone com sistema S-Flow e duto traseiro, banco do motorista com regulagem elétrica para oito posições: altura, distância, inclinação do encosto e inclinação do assento e teto solar elétrico com função antiesmagamento.

A edição limitada Special Edition é baseada na topo de linha, XRX Hybrid, no entanto, vem com ainda mais equipamentos, como carregador por indução para celular (wireless charger) e alguns acessórios, tais como estribo lateral, soleira nas portas e bandeja do porta-malas.

PERFORMANCE

O motor a combustão 2.0L Dynamic Force de quatro cilindros de 16 válvulas conta com comando de válvulas variável inteligente VVT-iE, que rende 177 cv de potência a 6.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 169 cv, a 6.600 giros, com gasolina. O torque máximo abastecido com etanol ou gasolina é 21,4 kgf.m a 4.400 rpm.

A transmissão do SUV também é a Direct Shift de 10 marchas, que proporciona a suavidade de uma transmissão CVT convencional com uma sensação de aceleração direta. 

Sistema híbrido flex

O sistema híbrido da Toyota combina um motor 1.8L VVT-i 16V de ciclo Atkinson flex, com 101 cv de potência a 5.200 giros quando abastecido com etanol, e 98 cv também a 5.200 rpm, quando abastecido com gasolina, e 14,5 kgf.m de torque a 3.600 rpm (abastecido com etanol ou gasolina). Esse motor funciona em conjunto com dois motores elétricos (MG1 e MG2) de 72 cv de potência e 16,6 kgf.m de torque, garantindo aceleração suave e excelente conforto ao rodar em qualquer tipo de condução.

SEGURANÇA

Desde a versão de entrada XR, o modelo já vem dotado de sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista), câmera de ré com projeção na central multimídia, controle eletrônico de estabilidade (VSC), controle eletrônico de tração (TRC), sistema de assistência ao arranque em subida (HAC), sensor de estacionamento traseiro, faróis com acendimento automático e ajuste de altura elétrico, faróis de neblina dianteiros em LED, luz de frenagem emergencial automática, alarme volumétrico e sistema universal ISOFIX para fixação de cadeirinhas no banco traseiro com ancoragem de três pontos.

As versões XRE, XRV Hybrid e XRX Hybrid ainda contam com limpador do para-brisa com sensor de chuva, enquanto as versões híbridas possuem sensor de estacionamento dianteiro, Alerta de Ponto Cego e o Alerta de Tráfego Traseiro (RCTA). 

Além dessas tecnologias de segurança passiva, o destaque do Corolla Cross é seu pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense (TSS). O sistema de Pré-Colisão Frontal do Toyota Safety Sense usa a câmera e o radar de ondas milimétricas para detectar veículos que circulam nas ruas e estradas. Se o sistema detectar a possibilidade de uma colisão, ele alerta o motorista por meio de avisos sonoros e visuais e ativa a assistência de frenagem para evitar ou reduzir os danos causados por elas. Como novidade, o sistema agora passa a detectar também pedestres e ciclistas.

CORES

As cores disponíveis para o novo Corolla Cross são Branco Polar (sólido), Branco Lunar Perolizado, além das cores metálicas: Preto Infinito, Prata Lua Nova, Cinza Granito, Vermelho Granada e a nova e exclusiva cor Azul Netuno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *