Renault e Toyota anunciam suspensão da produção no Brasil
A Renault do Brasil e a Toyota anunciaram hoje, 25, a suspensão da produção de veículos em suas fábricas a partir de segunda-feira, 29, por causa da pandemia de covid-19 que já está no pico no Brasil e já superou 300 mil mortos desde o início da contaminação.
As plantas da Toyota em São Bernardo do Campo, Sorocaba e Porto Feliz têm retorno previsto para o dia 05 de abril, enquanto a unidade de Indaiatuba retornará no dia 06 de abril. Na fábrica da Renault, em São José dos Pinhais (PR), o retorno das operações será no dia 05 de abril.
Em comunicado, a Toyota explicou que possui um total de 5.600 colaboradores em todo o País e continuará a agir avaliando a situação momento a momento, seguindo as orientações das autoridades locais e, principalmente, colocando a saúde e o bem-estar de seus colaboradores e de seus familiares em primeiro lugar.
Segundo a Renault, a decisão “tem como objetivo contribuir para o isolamento social neste momento em que diferentes cidades adotaram medidas mais restritivas” e que essa decisão foi tomada em comum acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba.
OUTRAS MONTADORAS JÁ SUSPENDERAM
Outras cinco marcas já paralisaram suas produções no País. A Volkswagen foi a primeira a anunciar. Na sequência vieram três marcas de veículos comerciais, Scania, Volvo e Mercedes-Benz. Na última quarta-feira, 24, a Nissan também anunciou a parada da planta de Resende (RJ).