Terminal do mercado é alvo de furtos e atos de vandalismo
O Terminal de Integração do Mercado, no Centro Comercial de Aracaju, tem sido alvo frequente de furtos e atos de vandalismo. Para se ter uma ideia, só nesta semana já foram duas ocorrências, sendo uma o roubo da fiação que alimenta a energia do terminal e outra nos cabos dos validadores. Na segunda-feira (19), o local chegou a ficar sem energia por algumas horas.
Não bastasse as fiações furtadas, criminosos danificaram o poste de alumínio que sustenta a rede de energia e tentaram furtar um dos portões de ferro do local. O superintendente Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju, Renato Telles, ressalta que, além do prejuízo financeiro, atos como esse causam transtornos a quem utiliza o sistema de transporte coletivo.
“Infelizmente, o Terminal do Mercado tem sido alvo de vandalismo e furtos, o que traz grandes prejuízos para o funcionamento do local e, consequentemente, para a população. Temos colaborado com o trabalho das autoridades de segurança para inibir os atos de roubo e vandalismo que têm afetado a mobilidade urbana, mas também reforçamos um pedido à população que colabore com essas investigações, comunicando situações suspeitas através dos telefones 190 da Polícia ou 153 da Guarda Municipal”, comenta.
Semáforos
Além dos furtos dos cabos de fiação e validadores, é bastante recorrente o furto de cabos dos semáforos de Aracaju. De janeiro a julho deste ano, mais de 2.000 metros de cabos foram roubados de equipamentos de sinalização eletrônica na cidade. E na última quarta-feira, 21, houve mais um caso. Desta vez, foram furtados cabos do cruzamento semafórico da avenida Desembargador Maynard com a rua Estados Unidos.
Os cabos precisam ser substituídos e esse tipo de ação criminosa afeta a mobilidade urbana, pois os semáforos ficam sem funcionar e os agentes da SMTT precisam organizar o trânsito quando poderiam estar garantindo segurança viária ou atendendo ocorrências em outros pontos da cidade.