162 acidentes foram registrados na avenida Tancredo Neves entre janeiro e junho de 2021
As principais causas dos acidentes são: desrespeito ao limite máximo de excesso de velocidade e ultrapassagem de sinal vermelho
Milhares de notícias são publicadas diariamente em diversos veículos de comunicação, os temas são diversos e não há como premeditar todos acontecimentos que serão divulgados, mas, se há uma certeza, é a de que haverá acidentes de trânsito para informar.
Essa constatação não poderia ser diferente, visto que o Brasil ocupa a quarta posição entre os países com mais mortes em acidentes de trânsito no mundo, de acordo com estudo de 2019 da Organização Mundial da Saúde (OMS), ficando atrás apenas da China, Índia e Nigéria. É um dado preocupante e triste, pois, os acidentes geralmente deixam vítimas fatais ou com sequelas que impossibilitam essas pessoas de viverem plenamente.
Segundo dados do Observatório Nacional de Segurança Viária (Onsv), no Brasil, uma pessoa morre a cada 15 minutos por causa de acidentes de trânsito, e, a cada 2 minutos alguém sofre sequelas por causa da gravidade dos ferimentos. Os motivos para que os acidentes aconteçam são três: a imprudência dos motoristas, do alto número de veículos em circulação e da falta de atenção dos pedestres ao se locomover pelas vias. A confirmação de que o tripé é causador das ocorrências no trânsito se dá no fato de que os maiores índices de acidentes estão nas grandes cidades, onde há maior quantidade de veículos e pessoas circulando.
O estado de Sergipe não fica para trás, e a capital sergipana, Aracaju, também possui seus índices negativos em acidentes. Uma das vias mais movimentadas da cidade é a Tancredo Neves, que liga diversas regiões da capital e, por esse motivo, tem um grande fluxo de veículos 24h por dia.
Esse fluxo tem como consequência inúmeros acidentes, que vão de baixa à alta gravidade. E, as ocorrências são frequentes, o que é mais preocupante ainda.
Para entender melhor a logística de circulação e possíveis dados sobre os acidentes no primeiro semestre de 2021 na Avenida Tancredo Neves, a equipe do JORNAL DA CIDADE entrou em contato com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), para buscar saber os números de acidentes registrados nessa via entre janeiro e o último domingo, dia 04 de julho.
De acordo com o órgão, durante esse período foram registrados parcialmente 162 acidentes na avenida, segundo dados do CPTran e Detran. E os principais motivos para as eventualidades são o desrespeito ao limite máximo de excesso de velocidade e ultrapassagem de sinal vermelho.
Sobre o número de veículos que circulam diariamente na via, a SMTT não soube informar.
Já os pontos que concentram os maiores números de ocorrências são: cruzamento com a avenida São João Batista; trecho às margens do Terminal Rodoviário José Rolemberg Leite; e trecho às margens do Conjunto Médici (logo após o Viaduto Carvalho Déda), informa a SMTT.
Sobre fatalidades, a Superintendência afirma que quatro mortes por acidentes foram registradas na via, de janeiro a junho desse ano, de acordo com informações da CPTran, Detran e do IML.
Por ser a avenida mais movimentada, a SMTT orienta que os condutores e pedestres tenham atenção redobrada, respeitem o limite de velocidade estabelecido e à sinalização. Também alerta sobre o perigo dos aparelhos celulares enquanto dirige e a ingestão de bebidas alcoólicas, já que são dois fatores que afetam a concentração exigida para uma boa condução. O pedestre também tem papel fundamental para manter um trânsito seguro, ao fazer as travessias nas devidas faixas.
Como forma de conscientização, o órgão realiza ações na via através da Coordenadoria de Educação para o Trânsito.
“São atividades que levam à população uma mensagem de segurança no trânsito, especialmente no que diz respeito ao limite de velocidade, uso dos acessórios de segurança (cinto e capacete, por exemplo), respeito à sinalização e travessia do pedestre nas faixas. Além disso, a SMTT realiza constante monitoramento do fluxo de veículos na via e manutenção da sinalização em toda a extensão da via”, informa o órgão, em nota enviada pela assessoria.
Fonte: JORNALDACIDADE.NET