LançamentoNotícias

Fiat lança novo 500 elétrico no Brasil em evento online

A Fiat nacional deu seu primeiro passo para a eletrificação da linha. Se outras fabricantes nacionais já haviam feito suas iniciativas ao trazer modelos elétricos ou híbridos, os italianos fizeram sua ofensiva no segmento com o 500E, revelado oficialmente no mercado nacional por meio de uma Live no Youtube, apresentada pelo diretor da Fiat Brasil, Herlander Zola. O novo elétrico (que também é e primeiro Fiat nacional – e mundial! – nesta configuração) relembra, em boa parte, um velho conhecido dos brasileiros.

O 500E é a terceira geração do carismático compacto que a Fiat vendeu nos anos 2010 no mercado nacional, e que obteve inclusive bons números de venda. Boa parte das linhas que fizeram seu sucesso à época no mercado nacional foram preservadas. Há alguns meses aqui no Garagem SE nós já antecipamos o que vinha por aí.

Novas linhas, estilo conhecido

O design do lançamento foi comentado por Peter Fassbender, designer da FCA (Fiat Chrysler Automotive). Ele ressaltou que muito do original de 1957 (e do que foi vendido nos anos 2010) está no lançamento. “É a reinterpretação de um ícone, totalmente novo, mas sem dúvida é como o 500”, ressalta. Apesar do estilo remeter aos antecessores, ele é feito sobre uma nova plataforma.

De frente já chama atenção que não há a logo da Fiat, apenas o nome “500” estilizado na grade. O para-choque ganhou novas entradas de ar, que fazem as vezes de um “sorriso”, reforçando o aspecto simpático que o compacto tem desde a geração passada no Brasil. Ainda na frente, chamam atenção os faróis full-LED, que continuam redondos, mas na parte superior ficaram apenas com uma faixa, fazendo as vezes de uma “sobrancelha”. De lado, rodas aro 16 e cromados que remetem ao 500 original de 1957 e maçanetas integradas à carroceria chamam atenção. Já na parte de trás, as lanternas também são de LED, com o nome “500E” chamando atenção, bem como um aerofólio traseiro.

O interior tem um aspecto limpo (algo reforçado pelas maçanetas elétricas, chamadas e-latch), com destaque para as duas telas. No painel há uma de 7” totalmente digital, ao passo de que a central multimídia tem 10” e, além do suporte a Android Auto e Apple CarPlay, traz como destaques mapas remotos que mostram a estação de recarga mais próxima e o “Eco-Coaching”, uma espécie de “técnico virtual” que cria um score de economia e sustentabilidade baseado no modo de dirigir e ensina a guiar de maneira mais econômica. O entre-eixos alongado em 2,2 cm trouxe mais espaço interno.

High-tech, inclusive no motor

O 500E chega em uma única versão, chamada Icon, que é bem-servida de itens de série, trazendo itens como carregamento por indução, freio de estacionamento elétrico, bancos em couro ecológico, chave presencial e desembaçamento nos retrovisores. Os itens de segurança incluem detector de fadiga, reconhecimento de placas, piloto automático adaptativo, assistente de estacionamento 360° e o “lance centering” que ajuda o veículo a ficar centralizado na faixa de rodagem. “É um modelo compacto que traz diversos equipamentos de segmentos superiores”, destacou Breno Kamei, do departamento de Inovação e Criatividade da Fiat, que lembra ainda que o silêncio ao rodar é sentido tanto internamente quanto externamente. “Criamos um sistema chamado ADAS para alertar ciclistas e pedestres quando o veículo estiver com a ré engatada ou a até 20 km/h. Ele emite uma sinfonia de alerta”.

Novo motor elétrico desenvolve até 80 kW e 220 Nm

De acordo com Márcio Tonani, do departamento de engenharia, o 500E ganhou um novo conjunto de suspensão na dianteira e na traseira, para a instalação do novo motor, bem como do conjunto de baterias. “O novo motor desenvolve 87 kw (118 cv) além do torque de 220 NM (o que dá aproximadamente 22 kgfm) e faz de 0-100 km/h em 9 segundos”, conta. A retomada de 40 a 8m km/h, segundo márcio, é cumprida em apenas 4,8s. O carregamento leva cerca de 4h, mas em estações de recarga rápida disponíveis em 23 cidades do Brasil será possível recarregar até 80% da carga da bateria. “Ele tem 320 km de autonomia, o que é ótimo para um veículo urbano Mas em condições ideais ele pode rodar até 460 km”, acrescenta Breno.

O novo Fiat chegará a R$ 239.990, preço que Hernander Zola define como “Alinhado a tudo que o carro entrega e frente aos concorrentes diretos”. A pré-venda se inicia hoje e vai até o dia 10/9. Os interessados devem acessar o site e preencher um cadastro, deixando também os dados do cartão para mandar um sinal, sendo que a equipe de vendas da Fiat entrará em contato em pouco tempo. Por enquanto serão 10 concessionárias da Fiat no país, em 9 estados diferentes, que venderão o modelo e terão estações de recarga, sendo Recife a unidade do Nordeste que contará com os recursos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *