Corredor Hermes Fontes: instalação de abrigos de ônibus será concluída até final de outubro
Mesmo vários meses após conclusão do recapeamento do Corredor Hermes Fontes, o trânsito na avenida ainda é alvo de dúvidas e críticas dos aracajuanos. Os principais questionamentos agora giram em torno da instalação dos novos abrigos e circulação dos ônibus nas faixas exclusivas. Esses dois itens têm gerado uma confusão na cabeça da população, que quer entender como de fato será esse funcionamento.
No Corredor Hermes Fontes, é possível constatar que não só os condutores de ônibus, como os dos demais veículos, ainda não obedecem à faixa prioritária para o transporte coletivo, mesmo com indicações nas placas informando que ali, do lado esquerdo da via, é destinado apenas para ônibus. Os usuários do transporte coletivo também têm se queixado à Garagem Sergipe da falta de segurança das novas estruturas dos pontos de ônibus, por estarem nos canteiros centrais e deixá-los muito expostos a acidentes.
Oito abrigos instalados até o momento
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju lança uma luz sobre essas questões. Desde o dia 4 de agosto, até o momento, oito abrigos foram instalados nos canteiros centrais. A meta da prefeitura é instalar 24. “A previsão é de que todos estejam instalados até o final do mês de outubro”, garante a SMTT.
Sobre a circulação apenas de ônibus nas faixas exclusivas, o órgão explica que passará a valer, de fato, quando todos os abrigos forem implantados. “A partir daí, no Corredor Hermes Fontes, ficará proibida a circulação de veículos na faixa exclusiva”, esclarece.
Em relação às pessoas se sentirem expostas a acidentes nos canteiros centrais, a SMTT afirma que o projeto é novo em Aracaju, mas em outras cidades do país já vem dando certo há bastante tempo. “Importante frisar que onde estão sendo instalados os abrigos, há lombofaixas, que são para a travessia segura do pedestre, como estabelece o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além disso, alguns dos abrigos ficam próximos a semáforos, proporcionando ainda mais segurança à travessia do pedestre”, informa.
Conscientização
Para orientar a população e garantir a mobilidade na via de forma segura, a SMTT informa que serão feitas campanhas educativas para conscientizar a sociedade sobre a circulação nas faixas, que foi construída para dar prioridade ao transporte coletivo.
“A SMTT está organizando uma extensa campanha educativa para ser realizada no corredor Hermes Fontes. O objetivo é chamar a atenção de toda a população para a utilização e o respeito à lombofaixa, que é para a travessia dos pedestres, e sobre a utilização do corredor”, destaca a superintendência.
Foto: SMTT