Demarcação de vagas irregulares de estacionamento prejudica a mobilidade urbana
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju faz um alerta a população para que evite ocupar as vias públicas com objetos que visam à demarcação de vagas de estacionamento. O órgão de trânsito esclarece que a prática, sem a devida autorização, está prevista como infração grave, no Artigo 245 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Para evitar essa conduta que prejudica a mobilidade urbana, a SMTT está reforçando a fiscalização em pontos estratégicos da cidade. De acordo com o superintendente da SMTT, Renato Telles, a interdição da via ou de parte dela com cones, cavaletes, barras de ferro e/ou pneus para a reserva de vagas de estacionamento são expressamente proibidos pela legislação de trânsito nacional, que também prevê a remoção imediata dos materiais durante a fiscalização, para evitar os prejuízos à mobilidade urbana.
“Ao reservar vagas de estacionamento sem a devida autorização da SMTT, o cidadão prejudica o trânsito e aumenta o risco até de acidentes. Por isso, estamos reforçando a fiscalização regiões de grande movimento, como o Centro, Siqueira Campos, 13 de Julho, São José e outros, são para evitar essa conduta e beneficiar a mobilidade. Durante o trabalho, os agentes removem os materiais utilizados na demarcação e promovem a liberação imediata da via”, conta.
A população pode auxiliar esse trabalho de fiscalização executado pelos agentes de trânsito, com denúncias feitas através do Disque Trânsito – 118. O diretor de Trânsito da SMTT, Thiago Alcântara, fala sobre a importância da colaboração popular.
“Os agentes estão fiscalizando esse tipo de conduta, simultâneo ao trabalho rotineiro da SMTT, mas a ajuda da população através das denúncias também é muito importante para a ação ser ainda mais rápida e efetiva. A ligação é gratuita e não precisa de identificação do denunciante”, disse.
Fotos: SMTT/Aracaju