GM vai dobrar produção do Onix e Tracker
Devido à falta de semicondutores no mundo todo, a General Motors (GM) precisou frear a produção de veículos no Brasil com a paralisação total da fábrica de Gravataí (RS), em março, e a de São Caetano do Sul (SP), em junho. Essas medidas custaram à Chevrolet a perda da liderança por cinco anos consecutivos como marca e carro (hatch Onix) mais vendidos.
Mas com o retorno da produção nessas duas fábricas, os números da primeira quinzena de setembro já mostram o forte poder de recuperação da marca.
No período, até 16 de setembro, o hatch Onix voltou ao ranking dos 10 carros mais vendidos do País, subindo à oitava posição e a Chevrolet saiu da sexta posição, para a 3ª mais vendida. Além disso, o Onix Plux voltou a ser o sedã mais comprado. A Tracker e a S10 também já figuram entre os 20 modelos mais vendidos do país.
Agora, com o objetivo de manter essa recuperação e crescimento, a General Motors (GM) anunciou que as fábricas de São Caetano do Sul (SP) e Gravataí (RS) dobrarão seus volumes ao retomar o segundo turno de produção no dia 27 de setembro e 4 de outubro, respectivamente. Segundo a montadora, objetivo é atender alta demanda, especialmente dos Chevrolet Onix, Onix Plus e Tracker.
Com o aumento da produção em São Caetano do Sul (SP) e Gravataí (RS), todas as fábricas da GM passam então a operar em dois turnos. O complexo de São José dos Campos (SP), onde é feita a Nova S10, também trabalha em ritmo acelerado desde maio para atender à crescente demanda pela picape, que alcançou a liderança no segmento em agosto, impulsionada sobretudo pelo bom momento que atravessa o agronegócio.
A GM afirma ainda que com o intuito de continuar seu legado de liderança e inovação no cenário da indústria nacional, segue realizando investimentos. São R$ 10 bilhões que estão sendo destinados ao desenvolvimento de novos produtos, como a Nova Montana, e a modernização das fábricas da empresa no Estado de São Paulo.
“Esses investimentos vão alavancar a nossa estratégia de crescimento para os próximos anos no Brasil e na América do Sul, com novas tecnologias e produtos que vão contribuir para melhorar a rentabilidade e garantir um futuro sustentável para o negócio”, declara Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul.
Foto: GM/Divulgação