Test Drive

Test Drive: Toyota SW4 simplesmente fantástico!

Para início de conversa, o Toyota SW4 – modelo cedido pela Toyolex Aracaju – é um carro de fácil pilotagem, mas difícil mesmo é passar despercebido pelas ruas da capital sergipana sem ser notado quando você está pilotando um Toyota desse porte.

O Toyota SW4 (que já não leva o nome Hilux) estreou sua terceira geração com novidades importantes. Como opção, em especial para quem não precisa de toda a robustez da tração 4×4 ou a maior autonomia do motor à diesel, a configuração de entrada SR flex, tabelada em R$ R$ 181.690. 

No visual, o SW4 melhorou muito em relação à geração anterior, ganhando contornos mais “musculares” e alguns toques de sofisticação, como o dos faróis bem delgados com iluminação por LED para os fachos alto e baixo. Os para-choques bem recortados, os ombros laterais e a grade dianteira bem pronunciada ostentam um revestimento cromado que cria aquele aspecto de “tanque de guerra” para o SW4. Um visual que reitera o apelo de carro todo terreno típico de modelos da categoria do SW4.

Em relação ao SW4 vendido até a linha 2015, a nova geração do SUV cresceu generosos 9 cm no comprimento, 1,5 cm na largura e 0,5 cm no entre-eixos. Mesmo com a altura reduzida em 1,5 cm, não se engane: o SW4 exige dos mais baixo uma certa ginástica para acessar a cabine. Nesse ponto, o estribo e as várias alças de apoio ajudam na movimentação.

É curioso que mesmo em um projeto moderno como a nova geração do SW4, algumas peculiaridades como os detalhes imitando madeira são facilmente encontrados pela cabine. Talvez seja algo que o público consumidor desse tipo de veículo não abra mão, por isso a Toyota resolveu manter esse padrão mais clássico. Um toque de ousadia vai para o revestimento interno, que foge um pouco da cor preta e aposta em uma tonalidade marrom para o couro usado nos bancos, laterais de porta e até no painel.

O SW4, diesel, SRX – 5 Lugares – R$ 250.890 traz os equipamentos que você espera encontrar quando paga mais de R$ 240.000 em um veículo. Logo no centro do console central você irá encontrar uma central multimídia com tela de 7” capaz de reproduzir DVD e TV digital, controlar as entradas de mídia e ainda exibir as imagens da câmera de ré. 

Na SW4, diesel, SRX – 7 Lugares – R$ 256.610, a comodidade da chave presencial, partida por botão, controles de estabilidade e tração, além dos assistentes de descida, subida e reboque, 7 airbags, rodas de liga leve aro 18”, acendimento e nivelamento automático dos faróis, sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionado automático digital com saída para os bancos traseiros, dentre outros.

Apesar do espaço interno ser muito bom na terceira geração do SW4, uma crítica vai para a terceira fileira de assentos. Se você precisa liberar mais espaço no porta-malas, os bancos instalados ali são dobrados e presos nas laterais do compartimento, uma solução pouco cômoda, mas útil para quem precisar transportar pessoas com conforto.

Ao rodar, o SW4 mostra uma evolução em relação à geração anterior, mas tudo dentro dos limites que sua construção com chassi sustentando a carroceria é capaz de oferecer. Imperfeições no piso são filtradas de uma maneira melhor, mas você não escapa de alguns sacolejos a bordo do SW4 por vias esburacadas – algo bem comum em Aracaju. Esse é um comportamento típico de modelos desse tipo, portanto, caso você pensa em adquirir seu primeiro SW4 ou um SUV com essa proposta, é bom levar esse ponto em consideração, mas uma coisa é certa: vale muito a pena.

Ficha técnica

TOYOTA SW4 SRX 2.8 16V DIESEL AUTOMÁTICO 4X4 4P // 7 lugares

  • Preço R$ 256.610 
  • Categoria SUV grande
  • Vendas em 2017 12.583 unidades
  • Motor 4 cilindros, 2775 cm³
  • Potência 177 cv a 3400 rpm (diesel)
  • Torque 45,9 kgfm a 1600 rpm
  • Dimensões Comprimento 4,795 m, largura 1,855 m, altura 1,835 m, entreeixos 2,745 m
  • Peso em ordem de marcha 2130 kg
  • Tanque de combustível 80 litros

Pontos Positivos

  • Espaço interno
  • Conforto 
  • Opção de 7 lugares

Pontos Negativos

  • Seguro caro

Opinião 

Carro muito robusto, com um pós-venda excelente e baixa desvalorização na hora da revenda. É o melhor carro do segmento.

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