Test Drive: Peugeot 3008 Griffe Pack
As tecnologias autônomas de direção automotiva vieram para ficar. Depois de surgirem nas marcas de luxo, os sistemas eletrônicos que assumem o controle da direção e dos freios dos veículos para evitar acidentes se alastram cada vez mais pelas versões “top” de linha das marcas generalistas. É o caso do modelo Griffe Pack do 3008. Apresentado como novo topo de gama da linha 2019 do SUV da Peugeot, o modelo chegou às concessionárias da marca em março e incorpora diversas tecnologias que buscam impedir que um motorista dasatento cometa “lambanças”. Para tanto, quando há iminência de acidentes, o carro as detecta previamente e chega a assumir o comando e acionar a direção ou os freios para evitar danos.
A Peugeot deu ao seu conjunto de tecnologias autônomas do 3008 Griffe Pack a denominação de ADAS – sigla para “Advanced Driver Assistance System” ou sistema avançado de assistência ao motorista. Os sistemas mais “autoritários” desse “pacote” são o Active Safety Brake, que proporciona alerta de colisão e frenagem automática de emergência mesmo sem o motorista pisar no freio, a Correção e Alerta de Permanência em Faixa, um detector de ultrapassagem involuntária de linha que devolve sozinho o carro à faixa correta, e o Sistema de Ponto Cego Ativo, uma tecnologia ativa de vigilância de ponto cego que impede que o motorista mude de faixa em caso de iminente colisão. Além desses, há sistemas de segurança mais triviais, como o Detector de Fadiga, que deflagra um alerta visual e sonoro assim que considerar que o comportamento do condutor denota certo grau de sonolência ou distração, a Assistência de Farol Alto, que providencia a comutação automática de faróis altos/baixos, o Leitor de Sinalização de Velocidade, que reconhece as placas de velocidade e recomendações e as exibe no painel de instrumentos, e o piloto automático inteligente, que é um regulador de velocidade adaptativo com sistema de parada. Na hora de estacionar, o Visiopark é um assistente de estacionamento que ajuda nas manobras.
Incrementos tecnológicos à parte, o Griffe Pack preserva os atributos estéticos e mecânicos da versão Griffe da linha 3008. O trem de força é o mesmo motor 1.6 THP de 165 cv, abastecido apenas com gasolina, aliado ao câmbio automático de seis marchas equipado com comando por impulso elétrico e modo Sport. Por fora, as diferenças do Griffe Pack ficam por conta do teto e dos retrovisores, que são sempre na cor Black Diamond, independentemente da cor do modelo. Por dentro, destacam-se características já conhecidas na linha 3008, como o i-Cockpit 2.0, que permite a visualização dos instrumentos do painel por cima do volante, e o cluster digital de 12,3 polegadas. Requintes como carregador de celular por indução e bancos com massagem se encarregam da agregar sofisticação ao conjunto.
Alguns dos novos sistemas autônomos da versão Griffe Pack puderam ser avaliados pelas ruas de Aracaju. Foi possível verificar que o Active Safety Brake efetivamente freia o carro sozinho em caso de iminente colisão, independentemente da vontade do motorista. E o piloto automático inteligente funciona como um regulador de velocidade adaptativo, que mantém a mesma velocidade do carro da frente. Quando o carro da frente para, o de trás para autonomamente – e a uma distância segura. Já o Sistema de Ponto Cego Ativo atua diretamente sobre a direção para impedir que o motorista mude de faixa se essa mudança for considerada perigosa para a integridade do veículo. Ou seja, “segura” o volante, caso essa mudança de faixa possa causar uma colisão. E o Leitor de Sinalização de Velocidade reconheceu algumas placas de velocidade e recomendações providencialmente espalhadas pelo circuito.
Ficha Técnica
- Motor: 1.6, quatro cilindros, turbo, gasolina
- Potência: 165 cv a 6.000 rpm
- Torque: 25,5 kgfm a 1.400 rpm
- Transmissão: Automático, 6 marchas, tração dianteira
- Suspensão: Independente (dianteira) e eixo de torção na traseira
- Freios: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira
- Pneus: 235/50 R19
- Dimensões: 4,44 m (comprimento) / 1,91 m (largura) / 1,63 m (altura), 2,68 m (entre-eixos)
- Tanque : 53 litros
- Porta-malas: 520 litros
- Consumo: 9,4 km/l (cidade) /9,6 km/l (estrada) com gasolina
- 0 a 100 km/h: 8,9 segundos
- Vel. Max: 206 km/h
Opinião
Conselho de amigo: quer? Passe na Gama Peugeot, faça um test drive e você vai concordar comigo. O carro é sensacional. Compre com a certeza da felicidade.
Ronald Dória