Test Drive

Test-drive: Fiat Toro Ultra

Fiat Toro Ultra: quase um “sedã com caçamba”

No Big Brother Brasil 20, um dos poucos programas que ainda estão passando na TV nessa pandemia de coronavírus, um dos participantes, o Babu, ganhou uma Fiat Toro Ultra da própria fabricante. E, por coincidência, um dos test-drives que tínhamos para escrever foi justamente sobre a… Fiat Toro Ultra! Então anteciparemos aqui para os nossos leitores o que o Babu terá na garagem de casa. De antemão, dá para dizer uma coisa: ele terá mais de um tipo de veículo em um mesmo carro.

Caçamba com capota rígida e santantônio integrado de um charme a mais à versão

Quando a Fiat lançou a Toro, apostou num conceito de carro que ela mesma definiu como “Sport Utility Pickup” (SUP). Em outras palavras, era uma picape mais próxima de um SUV. E nessa versão Ultra dá para dizer que a Fiat alcançou bastante o que buscava. Apesar de ter mais analogia a um utilitário esportivo pelas dimensões e pelo porte, me lembrei bastante das “picapes com porta-malas” que já apareceram, a exemplo da Avalanche, vendida pela Chevrolet nos Estados Unidos, ou mesmo das variações que a Souza Ramos fez em cima da velha Ford F-1000 lá nos anos 80. Estas picapes visavam abocanhar o público dos sedãs, e essa versão da Toro tem essa possibilidade.

Com a capota, caçamba se transforma em um porta-malas, deixando a Toro com certo ar de sedã

Com uma capota rígida que transforma a caçamba em porta-malas, o sistema tem acionamento elétrico, e na versão testada ainda veio com uma prática “bolsa” na parte interna da caçamba, útil para levar as compras do supermercado, por exemplo. O “porta-malas” combinou com o estilo do carro, completado pelo santantônio estilizado, pelas rodas aro 18 com acabamento diferenciado, pelos retrovisores em preto brilhante e pelo “over-bumper” (um quebra-mato integrado ao para-choque) que a picape recebeu na dianteira na linha 2020. Aliás, a prova de que o estilo da Toro ainda é atual vem justamente da nova Fiat Strada estar tão parecida com ela (e também de visar o público de outros segmentos).

Um “sedã” também por dentro

Se por fora a Ultra ganhou algo de sedã, por dentro motorista e passageiros também se sentem em um, com direito a acabamento diferenciado na versão, com bancos em couro com o nome “Ultra” bordado e uma placa com o nome no console. Apesar do acesso à cabine ser um pouco complicado para motoristas mais corpulentos, uma vez lá dentro o condutor se sente confortável, com destaque para o banco com ajuste elétrico, que também traz bom apoio nas curvas.  A turma de trás vai bem, com comodidade para dois passageiros (um terceiro já se aperta um pouco).

Painel tem detalhes exclusivos de acabamento, e leva quatro com conforto

Bem-servida de equipamentos, ela tem chave presencial, sensores de chuva e crepuscular, apoio de braço no banco traseiro, ar-condicionado digital de duas zonas, airbag duplo, controles de tração e estabilidade, controle de rampa e de subida, devendo apenas na ausência dos airbags laterais e de cortina. O painel conta com um mostrador colorido que agrega várias funções (incluindo monitor de pressão dos pneus) e a central multimídia é bem completa, com direito a pareamento com Android Auto e Apple CarPlay e navegação integrada.

O melhor de dois mundos

O conjunto motriz da Toro Ultra é o mesmo das versões mais caras, composto pelo 2.0 16v turbodiesel, que rende 170 cv de potência a 3.750 rpm e 35,7 kgfm de torque a 1.750 rpm, conjugado à transmissão automática de nove velocidades e com tração 4×4. O conjunto mostra bastante força, evidenciada em arrancadas e – principalmente – retomadas, sem penalizar no consumo (durante o teste rodamos por volta de 200 km e foi consumido cerca de 1/4 do tanque).

Ao volante a Toro fica num meio-termo entre um utilitário e um sedã. Não é tão alta nem grandalhona como uma S10, Hilux ou Ranger, mas também não tem a dirigibilidade mais esportiva de um sedã. A suspensão absorve bem as irregularidades e eventuais buracos no piso, e não é “molenga”, pois não sai dançando nas curvas.

Ficha Técnica

  • Motor: 2.0, quatro cilindros, turbo, diesel
  • Potência: 170 cv a 3.750 rpm
  • Torque: 35.7 kgfm a 1.750 rpm
  • Transmissão:  Automática, 9 marchas, tração 4×4
  • Suspensão: McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira)
  • Freios: Discos ventilados na dianteira e tambor na traseira
  • Pneus: 225/60 R18
  • Dimensões: 4,94 m (comprimento) / 1,84 m (largura) / 1,74 m (altura), 2,99 m (entre-eixos)
  • Tanque : 60 litros
  • Porta-malas: 820 litros
  • Consumo: 10 km/l (cidade) /12,6 km/l (estrada)
  • 0 a 100 km/h: 10 segundos
  • Vel. Max: 188 km/h
Opinião 

Se você já teve um sedã e quer ter um carro de um segmento diferente para conhecer, a Toro Ultra é uma excelente pedida. A caçamba com capota a deixa com uma proposta parecida com a de um sedã, e a dirigibilidade e o conforto interno fazem o motorista se sentir mais em um veículo de passeio que em um utilitário. E a quem tem uma picape média e está pensando em trocar, os cerca de R$ 160 mil cobrados nela valem a pena no custo-benefício e pelo maior conforto ao dirigir. É, Babu, você levou um carro bem divertido para casa!

Pedro Ivo Faro

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