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Controles de estabilidade e outros sistemas de segurança passam a ser obrigatórios

O sistema que ajuda a evitar desvios de trajetória do veículo em curvas, chamado de ESC, passa a ser obrigatório para automóveis e comerciais leves no Brasil a partir desse ano. O item de segurança melhora o controle do veículo em situações de pisos escorregadios, assim como na manutenção do controle direcional em desvios rápidos.

Alguns modelos já chegaram ainda em 2019 com o novo sistema, como Fiat Mobi, Renault Kwid, Volkswagen Gol e outros, mas não são obrigados a portar o controle eletrônico de estabilidade como item de fábrica.

Isso só ocorrerá a partir de 2021, quando todos os automóveis vendidos no Brasil deverão dispor da tecnologia, que geralmente vem junto com o controle eletrônico de tração e assistente de partida em rampa (com algumas poucas exceções).

Embora muitos consumidores ainda pensem que dificilmente usarão esse sistema, a verdade é que ele é imprescindível para a segurança veicular. O motorista, seja qual for seu perfil de condução, não está isento de encontrar repentinamente situações complicadas na via, onde o ESC ajuda a evitar o pior.

Além do controle de estabilidade, os carros terão de portar obrigatoriamente (a partir do dia 29 de janeiro) cintos de três pontos para todos os passageiros, assim como apoio de cabeça para os mesmos. O alerta de cinto não afivelado também faz parte do pacote.

Junto com estes itens, as marcas deverão dispor de fixadores de cadeiras infantis e bebê conforto com sistema Isofix, que permite prende-las com mais segurança no assento do veículo, evitando assim o deslocamento do acessório com a criança.

O Isofix já era obrigatório nos carros novos lançados de 2018 para cá, sendo agora um item de fábrica em todos os modelos vendidos no mercado nacional. Os estoques de carros feitos em 2019 e sem estes itens, poderão ser vendidos.

Fonte: Notícias Automotivas
Foto: Divulgação

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