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Indústria automotiva suspenderá atividades por completo no dia 30 de março

Depois de diversas fabricantes no país já terem parado suas atividades, saiu a posição de todas. A partir do dia 30 de março, nenhum carro será produzido no Brasil, em decisão que durará até o dia 6 de abril. Todas as 15 empresas com linha de montagem de automóveis no país estarão com suas operações fabris suspensas, como forma de evitar a circulação de pessoas e impedir que o Covid-19 continue a se espalhar.

As montadoras que restavam, que eram Caoa (Chery e Hyundai), Hyundai, HPE (Mitsubishi e Suzuki) Jaguar Land Rover e Nissan, anunciaram na última segunda-feira, 23, que irão paralisar as atividades a partir da próxima quarta-feira. Algumas estavam preparando o plano para o fechamento temporário, enquanto outras esperaram até uma medida do governo.

Fábrica da CAOA Chery é uma das que ainda estavam funcionando e também suspenderá as atividades

De todas, chama atenção o caso da Hyundai. Ela já estava com as atividades suspensas desde o dia 20, quando um funcionário apresentou sintomas da doença, porém o exame deu negativo. Após isso a marca fez uma operação completa de desinfecção no complexo e reiniciaria a produção na última segunda-feira, mas houve a mudança nos planos e a unidade continuará fechada até quarta-feira para, em seguida, iniciar as férias coletivas até 9 de abril.

Volkswagen foi um dos casos onde a fábrica no Brasil seguiu diretrizes preconizadas pela matriz de fora

A justificativa de várias das empresas é de que  a demora em uma definição acontece por conta do trâmite interno para aprovar algo assim, além da espera pelos planos do governo para o combate ao vírus. Algumas receberam a ordem direto de suas matrizes, como foi com Fiat-Chrysler, Ford, GM, Volkswagen e outras, acelerando o processo para suspender a produção e proteger seus funcionários. Para outras, o processo é mais lento, sendo necessário conseguir a aprovação.

Nisso, cada fábrica seguiu uma linha de ação. Algumas foram adotando as medidas necessárias enquanto aguardavam aprovação da matriz, enquanto outras só iniciaram o processo nestes dias, reduzindo a produção até parar completamente.

Confira abaixo a lista das fábricas, com as datas de paralisação e retorno.

Fabricante Cidade Data de paralisação Data de retorno
BMW Araquari (SC) 30 de março 22 de abril
Caoa Chery Jacareí (SP) 27 de março sem previsão
Fiat-Chrysler Betim (MG) 30 de março 21 de abril
Fiat-Chrysler Goiana (PE) 30 de março 21 de abril
Ford Camaçari (BA) 23 de março 13 de abril
Ford Taubaté (SP) 23 de março 13 de abril
Ford (Troller) Horizonte (CE) 23 de março 13 de abril
General Motors São Caetano do Sul (SP) 30 de março 12 de abril
General Motors São José dos Campos (SP) 30 de março 12 de abril
General Motors Mogi das Cruzes (SP) 30 de março 12 de abril
General Motors Gravataí (RS) 30 de março 12 de abril
General Motors Joinville (SC) 30 de março 12 de abril
HPE Automóveis (Mitsubishi e Suzuki) Catalão (GO) 23 de março 22 de maio
Hyundai Piracicaba (SP) 26 de março 13 de abril
Hyundai-Caoa Piracicaba (SP) 23 de março Sem previsão
Honda Sumaré (SP) 25 de março 14 de abril
Honda Itirapina (SP) 25 de março 14 de abril
Jaguar Land Rover Itatiaia (RJ) 25 de março 27 de abril
Mercedes-Benz Iracemápolis (SP) 25 de março 22 de abril
Nissan Resende (RJ) 25 de março 22 de abril
PSA (Peugeot e Citroën) Porto Real (RJ) 23 de março 21 de abril
Renault São José dos Pinhais (PR) 25 de março 14 de abril
Toyota São Bernardo do Campo (SP) 24 de março 6 de abril
Toyota Sorocaba (SP) 24 de março 6 de abril
Toyota Indaiatuba (SP) 24 de março 6 de abril
Toyota Porto Feliz (SP) 24 de março 6 de abril
Volkswagen São Bernardo do Campo (SP) 23 de março 13 de abril
Volkswagen Taubaté (SP) 23 de março 13 de abril
Volkswagen São Carlos (SP) 23 de março 13 de abril
Volkswagen e Audi São José dos Pinhais (PR) 23 de março 13 de abril

Com informações do site Motor1

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