Lançamento

Renault Kwid terá uma versão SUV, e se chamará HBC. Vinda para o Brasil ainda é incerta

Na linha Renault, o Kwid Outsider (que em breve aparecerá em teste aqui no Garagem SE) é chamado de “SUV dos compactos”. Mas na Índia, terra de onde o Kwid original vem, ele vai ganhar uma versão SUV de fato e de direito. Na verdade até já teria ganhado, em fevereiro, quando teve adiada a apresentação no Auto Expo 2020. Conforme relata a imprensa da Índia, onde o projeto foi desenvolvido, o modelo será finalmente lançado em julho, chegando às lojas logo na sequência.

Projeção mostrada no Indian Autos Blog dá ideia de como será o novo SUV

A base é conhecida do mercado nacional, sendo a arquitetura CMF-A+, ou seja, a mesma usada pelo Kwid e pela minivan Triber. Entre outras características, o HBC (como vem sendo chamado internamente o projeto) terá menos de 4 metros de comprimento (característica que rende vantagens tributárias na Índia) e design robusto como principal chamariz. A projeção do site Indian Autos Blog demonstra que o modelo terá identidade com o Kwid, porém com detalhes mais agressivos, como conjunto óptico divido em dois níveis, rodas de liga leve de 16 polegadas, rack no teto e as tradicionais molduras plásticas nas caixas de roda. Além disso, focará na redução de custos e terá posicionamento acessível em termos de preço. Para tanto, a Renault compartilhará o máximo possível de peças para ganhar em economia de escala. Por dentro, por exemplo, o painel será muito parecido com o da Triber, tendo apenas diferenças sutis na questão das cores e texturas.

Modelo já roda em testes na Índia, como mostram as fotos

Mecanicamente ele também herdará o conjunto dos irmãos, ou seja, terá o 1.0 de três cilindros com câmbio de cinco marchas. No entanto, mais para frente ele receberá – ao menos no mercado indiano – um motor 1.0 turbo com câmbio automatizado AMT. Por enquanto não se diz nada da vinda dele para o Brasil. Mas, caso venha, teoricamente se encaixaria onde hoje fica o Sandero Stepway, deixando o Kwid como carro de entrada (uma vez que a marca o define como “SUV dos compactos”), seguido pelo HBC, depois pelo Duster e, por fim, pelo Captur na linha de SUVs da Renault nacional.

Com informações dos sites Motor1 e Autocar India.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *