Lançamento

Volkswagen “revela” o Nivus e traz data de lançamento

Aquele que provavelmente é o lançamento mais importante da Volkswagen para o mercado nacional, o crossover Nivus não terá alterações da sua data de lançamento mesmo com a pandemia do coronavírus. Prova disso é que o modelo teve uma apresentação “quase oficial” ontem, com direito também a novas informações dadas pelo presidente Pablo Di Si em uma live. Ele, inclusive, informou que o modelo será lançado em junho.

O modelo usa a plataforma modular MQB, e é mais uma variante em cima do Polo. com entre-eixos de 2,56 m, mas com o balanço traseiro alongado (856 mm) para chegar a um comprimento total de 4,26 metros – 6 cm mais comprido que o próprio T-Cross, que por sua vez tem o mesmo entre-eixos do sedã Virtus, com 2,65 m. A traseira alongada, par dar o tal estilo de SUV-Cupê, teve reflexo direto no porta-malas: são 415 litros de capacidade, e isso sem apelar para o encosto traseiro regulável do T-Cross (que permite variar o compartimento do SUV de 373 l para 420 litros). Ou seja, na prática o Nivus tem 42 litros a mais de porta-malas que o T-Cross.

Em termos de espaço interno, se espera que o Nivus tenha dimensões próximas ao do polo, mas, como é cerca de 2 cm mais alto, deve ter mais espaço para a cabeça. “Embora use a mesma base da linha Polo/Virtus/T-Cross, o Nivus recebeu acerto dinâmico exclusivo”, explica José Loureiro, chefe de engenharia da VW. Por “acerto dinâmico” estão incluíudos calibração de suspensão, direção e também do controle de estabilidade, em conjunto com o diferencial blocante XDS.

Crossover “apareceu” em meses anteriores através de uma série de teasers e projeções

O Nivus aproveita do T-Cross o eixo traseiro de maior rigidez e a suspensão elevada em 10 mm na comparação com o Polo, além dos pneus da “família 665″, ou seja, com perfil mais alto. O modelo mostrado nas imagens revelada, ainda camuflado, aparenta ser da versão topo de linha, usa rodas aro 17” com pneus 205/55 R17 – mesma medida do T-Cross Highline. De acordo com Loureiro, a altura do assoalho do Nivus em relação ao solo é a mesma do T-Cross (177 mm), mas o crossover tem spoilers aerodinâmicos que reduzem essa medida em alguns pontos.

O estilo do Nivus é mais agressivo que o quadradinho T-Cross e também que o Polo, que é um hatch convencional. Isso fica evidenciado em detalhes como o faróis em LED ligeiramente puxados para cima na dianteira até a traseira com lanternas elevadas (também em LED), bem como as rodas aro 17 com desenho exclusivo.

Em termos de preço e versões, a Volks ainda não fez menção ao posicionamento que ele terá na linha, afirmando apenas que ele se situará entre o Polo e o T-Cross. Considerando-se que o Polo Highline custa R$ 84.980 e o T-Cross 200 TSI AT sai por R$ 94.490, o Nivus deverá ter preço inicial na casa dos R$ 90 mil, na versão Comfortline. Já a Highline deve beirar os R$ 100 mil, onde está o T-Cross Comfortline. Não se sabe ainda se haverá uma versão mais simples, tipo uma 200 TSI de entrada na faixa dos R$ 80 mil.

Mecânica “intermediária” e tecnologia

O conjunto mecânico do crossover será o mesmo das versões mais caras do polo e das intermediárias do T-Cross, composto pelo motor 1.0 TSI de 128 cv e 20,4 kgfm sempre ligado ao câmbio automático de 6 marchas, sem opção de transmissão manual. Os freios serão a disco nas quatro rodas.

Nova central multimídia será primazia do Nivus no Brasil

A VW já havia mostrado recentemente alguns detalhes da nova central multimídia de 8″ que vai estrear no Nivus, chamada VW Play. Ela foi totalmente desenvolvida no Brasil e oferecerá, inclusive, serviços de compra online. Também será oferecido o painel digital Active Info Display de 10,25″ e, pela primeira vez no Brasil, o novo volante da marca, que estreou no T-Cross europeu. Junto com ele, o crossover terá a primazia do novo logotipo da VW por aqui. E a grande novidade é que o Nivus estreará, provavelmente como opcional, o sistema de piloto automático adaptativo ACC, que hoje equipa o Passat e o Tiguan. Ele é capaz de manter a distância para o carro da frente e, se preciso, freia automaticamente. Junto do sistema vêm também a frenagem automática de emergência, além do recurso de frenagem automática pós-colisão, para evitar um segundo acidente (este já disponível no Polo e no T-Cross). 

Com informações do site Motor1

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