Outros

Separados no Nascimento? Modelos que se parecem mais que o esperado – Parte 2

Esta semana iniciamos uma pequena série, com duas postagens, sobre carros de fabricantes diferentes que, coincidentemente, se parecem muito. Na primeira parte listamos seis “pares”, de veículos de montadoras que pouco ou nada tinham a ver entre si. E, como prometido, vai aqui a segunda parte, com mais “cara de um, focinho de outro”.

Hyundai i30 (2007) x Honda Accord (2007)

Honda e Hyundai de novo na lista? Accord mais uma vez? Pois é, as fabricantes voltam a ter alguma semelhança, ainda que esta passe mais despercebida por quem não se atente muito. O primeiro Hyundai i30 aportou no mercado nacional em 2009, cerca de dois anos após seu lançamento mundial. No mesmo ano, uma das gerações do Honda Accord dava adeus. Num primeiro momento, ninguém veria semelhança, mas ao olhar os dois carros de frente, elas estão lá: formato dos faróis, distância entre eles, desenho da grade (com uma “asa” cromada) e até mesmo as logomarcas das fabricantes se parecem! Completando, a distribuição dos elementos na parte inferior dos para-choques também é similar.

Ford Fusion (2005) x Honda Prelude (1995)

Este caso daqui fica mais evidente em elementos isolados dos carros que no design em si. Chama atenção também a distância de anos entre eles (mais de uma década). O Prelude, cupê da Honda vendido na Ásia, Europa e Oceania (e que quem jogou Gran Turismo conhece bem) tem praticamente os mesmos faróis da primeira geração do Ford Fusion, sendo que a grade inferior e os faróis de neblina também guardam certa semelhança. E, como se não bastasse, o Fusion de primeira geração reestilizado (vendido por aqui de 2010 em diante) tinha em sua traseira grande similaridade com o Prelude de quarta geração. Além disso, ambos usavam motores de quatro cilindros e 2,3 litros. Quanta coincidência, hein?

Ford Territory (2018) x Range Rover Evoque (2011)

O SUV de origem chinesa vendido pela Ford no mercado nacional tem sido elogiado pelo seu design, mas responda sinceramente: ao olha-lo, você tem alguma sensação de “deja-vu”? Se responder que sim, tem lógica. O Territory bebe muito da fonte do Land Rover Range Rover Evoque de 2011 (que, coincidentemente, é replicado com frequência por outras marcas chinesas). Olhando os carros de traseira é que se percebe como as lanternas se parecem, o vidro traseiro tem dimensões reduzidas, a coluna traseira também fica em preto brilhante e até mesmo o nome é colocado de forma espaçada na tampa do porta-malas.

Volkswagen Jetta (2018) x Audi A3 Sedan (2013)

Ok, este caso daqui tem mais lógica que os outros, afinal são modelos de um mesmo grupo, uma vez que a Audi é subsidiária da Volkswagen, o que por si só já gera um compartilhamento de vários itens nos carros, principalmente na parte mecânica. Só que dessa vez, ao olhar para o Jetta atual e para o primeiro Audi A3 Sedan vemos que as linhas ficaram bem mais parecidas, principalmente quando vistos pela traseira. O recorte das lanternas é similar, além da tampa traseira com um discreto aerofólio na ponta.

Kia Opirus (2003) x Jaguar S-Type (1998)

Olha o Opirus de novo aí, gente! Se na primeira parte ele foi lembrado pelo formato dos faróis parecer muito com o da Classe E da Mercedes, dessa vez trazemos um exemplo onde as linhas gerais se assemelham ainda mais: com o Jaguar S-Type, de 1998. Não bastasse os faróis, a silhueta lembra muito o sedã inglês e até a grade guarda certa similaridade. No entanto, o Jaguar soa mais harmônico pela linhas serem menos verticalizadas.

Chevrolet Vectra B (1996) x Honda Accord (1993)

Sim, o Accord apareceu aqui mais uma vez! Agora  ele aparentemente serviu de inspiração para um carro que foi sonho do brasileiro nos anos 90 e começo dos 2000:  Chevrolet Vectra B. O belo e aerodinâmico sedã alemão (lembre-se, ele é originário da Opel!), quando visto de traseira, parecia um certo plágio do japonês de três anos antes. Fica parecendo que usaram inclusive as mesmas lanternas, de tanto que se assemelham. De qualquer forma, linhas como as da traseira do Vectra B foram certa tendência em design no fim dos anos 90, haja visto, por exemplo, o Focus Sedan de primeira geração e até mesmo o Mercedes Classe C da mesma época.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *