NotíciasPREÇO DO COMBUSTÍVEL

Índice de etanol na gasolina pode subir para 30%

Valor atual, que é de 27,5%, pode subir mediante estudo revelado pelo vice-Presidente da República

 

Para quem já vinha reclamando do atual índice 27,5% de etanol na gasolina, vêm más notícias por aí: o Governo Federal falou novamente sobre aumentar este percentual, desta vez para 30%. A informação veio do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, durante um evento em Passo Fundo (RS) para o início da construção de uma nova usina de biocombustível. Alckmin revelou que a proposta está em estudo.

 

O vice-presidente afirmou que “vamos ter a gasolina mais limpa do mundo, além do carro flex, com etanol e gasolina”. O discurso bate com o proferido pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que revelou o plano em maio do ano passado. Alckmin, no entanto, não deu detalhes sobre o que está em estudo, enquanto que Silveira havia dito que o aumento seria realizado gradualmente, mas que antes será necessário uma avaliação técnica “junto com a indústria automotiva e o setor produtivo de etanol”.

Mas o vice-presidente revelou uma informação importante, de que haverá um financiamento de até R$ 20 bilhões pelos próximos quatro anos, para investimentos em pesquisa e inovação de biocombustíveis, através do BNDES.

 

Trabalho “ecológico”

O ministro de Minas e Energia havia dito que a indústria sucroenergética é uma prioridade do governo federal, por “proporcionar mais sustentabilidade para o setor de combustíveis, melhorando ainda mais nossa matriz energética”. De fato, há um interesse do governo em usar o biocombustível para acelerar a descarbonização do Brasil, por meio de um programa chamado Combustível do Futuro, que ainda será discutido no Congresso Nacional. Inclusive uma das metas do projeto é o estímulo à produção de carros híbridos flex no Brasil.

 

A estimativa inicial do ministério de Minas e Energia é de que o aumento do etanol na gasolina gere uma diminuição de 2,8 milhões de toneladas de CO2. Quem se anima com isso é a indústria do etanol, que teria uma elevação no consumo em cerca de 1,3 bilhão de litros, uma vez que, segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética apontam que somente 30% dos automóveis abastecem com etanol. Dentro destes investimentos revelados pelo vice-presidente, a usina de etanol no Rio Grande do Sul ficará pronta em 2025 e é apenas o primeiro passo, pois o governo estadual tem mais seis localidades onde devem ser feitas novas usinas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *