Notícias

Roubos e furtos de veículos na capital e Grande Aracaju têm menor índice mensal em cinco anos

O número de furtos e roubos de veículos tanto na capital quanto nas cidades da Grande Aracaju apresentou significativa redução em 2023. No compilado dos dados entre 1º de janeiro e 17 de outubro, na capital e Região metropolitana, a queda entre 2022 e 2023 foi de 33,48%. Já no interior do estado, a diminuição foi de 34,22%. Além disso, os meses de agosto e setembro registraram o menor número de roubos e furtos de veículos entre os demais meses deste ano. O patamar de casos mensais é também o menor em cinco anos. Com relação aos crimes praticados contra motoristas por aplicativos, os grupos criminosos foram mapeados e cerca de 80% já foram presos apenas entre 2022 e 2023.

A redução vem ocorrendo sistematicamente desde um pico de ocorrências de roubo e furto de veículo na capital e Grande Aracaju em 2020. ““Em janeiro de 2020, nós tivemos 187 ocorrências. De lá para cá, a gente vem reduzindo esses números. Em 2022, tivemos uma média de 90 a 100 ocorrências por mês”, detalhou o delegado Kássio Viana. Já neste ano, a média de ocorrências mensais mantém a tendência de queda: “Essa média veio para 70 ocorrências mensais. Nos meses de agosto e setembro, nós tivemos os menores números desde 2020. Eu posso afirmar, sem medo de errar, que o número [atual] de 57 ocorrências [mensais] na Região Metropolitana é o menor dos últimos dez anos e, catalogado, dos últimos cinco anos”, relatou.

O delegado completa dizendo que o mês passado foi o melhor em termos de redução de índices de crimes de roubos e furtos de veículos. “no ano de 2023, em todos os meses do ano nós tivemos diminuição em relação a 2022. No ano passado, Sergipe foi avaliado como o primeiro estado do Nordeste com maior redução de roubos e furtos de veículos”, revelou.

Números

Segundo os dados levantados pela DRFV, o período entre 1º de janeiro e 17 de outubro reuniu 733 casos de roubos e furtos na capital e na Região Metropolitana, ao passo de que no mesmo período do ano passado foram 1.102 casos. No recorte do interior do estado, dentro do mesmo período foram 734 casos ante 1.116 no ano passado.

Os números apontam também uma série histórica de diminuição de incidência de roubos e furtos. A DRFV observou que entre 1º de janeiro e 17 de outubro de 2020, foram 1.108 roubos e furtos de veículos. Em 2021 o número foi de 914 e no ano passado subiu para 1.102. Este ano chegou aos já referidos 733, diminuição de 33,84% entre 2020 e 2023. Já no interior, em 2020 foram 1.591 casos, 1.475 em 2021, 1.116 ano passado e 734 este ano, queda de 53,86%.

Atuação

O delegado Kássio Viana destaca que a redução vem de um trabalho da segurança pública. “Desde 2020, a gente vem atuando de forma diferenciada com equipe noturna que dá assistência direta à vítima entre 18h e 23h. O trabalho integrado com a Polícia Militar e com a Polícia Rodoviária Federal também é um fator importante aqui em Sergipe com a troca direta de informações”, comenta.

O tenente-coronel Gladston Oliveira reforça que as ações conjuntas também auxiliam neste aspecto. “Eu destaco a importância dos índices estatísticos, como também a integração entre as polícias Civil e Militar. E o Comando Geral da Polícia Militar  tem determinado que as unidades realizem operações de abordagem e blitze para a segurança da população”. Ele revela que as operações são realizadas de forma técnica e com base nos levantamentos de área de incidência de criminalidade que são feitos pela SSP. “Essas blitze e abordagens são realizadas com base nos índices estatísticos. Nós avaliamos esses índices e realizamos as operações nos locais onde há maior índice de criminalidade. Portanto, esses resultados estão apresentados”, detalha.

As operações são realizadas om base nos levantamentos de área de incidência de criminalidade feitos pela SSP. “. “Essas blitze e abordagens são realizadas com base nos índices estatísticos. Nós avaliamos esses índices e realizamos as operações nos locais onde há maior índice de criminalidade. Portanto, esses resultados estão apresentados”, reiterou o tenente-coronel Gladston Oliveira”.

Denúncias

Quem for vítima de um roubo ou furto de veículo deve procurar a DRFV para registar o boletim de ocorrência, sendo que os casos também podem ser comunicados à Polícia Militar por meio do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), no telefone 190.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *