Outros

2023 encerra com aumento no total de carros vendidos; em Sergipe, grupo Samam é destaque

O ano de 2023 encerrou com um crescimento no número total de vendas de veículos, tanto no país como no estado, marcando mais um ano de recuperação de vendas na indústria automotiva. No panorama nacional, segundo apuração preliminar da Fenabrave,  Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, o mercado de veículos leves, incluindo comerciais como picapes e furgões, alcançou 2,17 milhões de unidades, crescimento de 10,9% na comparação com o ano anterior, quando pouco mais de 1,95 milhão de veículos chegaram às ruas.

Só em dezembro foram negociados 235,8 mil automóveis e comerciais leves, melhor resultado mensal desde 2019 — ou seja, ainda no período pré-pandemia. Em Sergipe, o mês de dezembro teve computadas 939 vendas, abaixo dos 972 veículos vendidos no mesmo mês em 2022. O número total do ano, no entanto, é positivo: 10.540 carros contra 8.922 do ano anterior, um crescimento de mais de 18%.

Alberto Filho,do Sincodiv-SE: números positivos no balanço de 2023

Os números são endossados por Alberto Filho, presidente do Sincodiv-SE. “Considerando todos os segmentos, Autos, comerciais leves, Motos, caminhões, Ônibus, Implementos Rodoviários, houve um crescimento de 20,4% em vendas com relação à 2022, índice acima da média nacional que foi de 12%. No segmento de Auto e Comerciais Leves em Sergipe o aumento de 23,5% em relação ao ano anterior. Portanto o mercado Sergipano mostra sinais de recuperação depois de grandes dificuldades enfrentadas nos anos de 2020, 2021 e 2022.”.

Alberto, no entanto, ressalta que os números precisam seguir positivos para que o Segmento consiga recuperar o fôlego financeiro que continua com dificuldades devidos aos altos custos operacionais e estruturais que foram criados em anos anteriores onde o volume de vendas por concessionária era maior. “O mercado tem se apresentado com vendas mais distribuídas entre as marcas e com surgimento de novos players no mercado”, destaca.

O “surgimento dos novos players” inclusive traz mais dinamicidade ao mercado, na visão do executivo. “estimula os fabricantes e concessionários a buscar novas formas de vendas, novas formas de pagamento, faz com que os fabricantes busquem desenvolver veículos mais eficientes, mais econômicos, que se adequem aos diferentes perfis do consumidor, seguindo novas tendências de consumo”.

Um dos pontos que ele destaca é o do aumento da participação de locadoras no mercado, tanto para locações comerciais para empresas como também para consumidores finais. “esse movimento tem contribuído para o aumento dos números de emplacamentos no mercado, apesar de contar no número de vendas, são vendas praticamente sem resultados financeiros para as concessionárias devido ao modelo de vendas”.

Desempenho entre as marcas 

No apanhado nacional, a marca que mais se destacou foi a Fiat, que manteve a liderança no mercado interno com mais uma vez com 474,2 mil veículos, seguida de Volkskwagen (345 mil) e GM (327, 2 mil). No cenário sergipano, a marca italiana também atingiu bons números, tendo três modelos entre os doze mais vendidos em 2023: Strada (1º, com 879 unidades), Cronos (5º, com 619 unidades) e Toro (9º, com 403 unidades).

Grupo Samam é destaque 

Além dos veículos da Fiat, o grupo Samam obteve destaque com outras marcas que estão sob seu guarda-chuva. O Hyundai Creta foi o 3º mais vendido, com 651 unidades, bem como o HB20, com 371. Já a Jeep fechou o ano na 7ª colocação nas vendas com 518 Compass vendidos.

E para 2024?

A chegada do novo ano é de bons progonósticos, ainda que com alguma cautela por parte do Sincodiv. “É necessário que a taxa básica de juros continue regredindo para melhorar as condições de crédito e impulsionando mais as vendas. Há uma grande expectativa do Segmento com a aplicação da reforma tributária, já que é um segmento altamente afetado pela complexidade e carga tributária que incide nos veículos”, detalha Alberto.

 

Confira a lista dos 10 mais vendidos em Sergipe no ano de 2023

  1. Strada 879
  2. Tracker 682
  3. Creta 651
  4. Onix 628
  5. Cronos 619
  6. Polo 610
  7. Toro 403
  8. Onix Plus 389
  9. HB 20 371
  10. Argo 297

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *