Novo Hyundai Creta já roda sob disfarces no Brasil
O Creta já está para mudar na Índia, onde foi recentemente apresentado. E, pelo visto, no Brasil o pessoal da Hyundai também está se apressando para atualizar o SUV compacto. Em um flagra recentemente realizado pela revista Autoesporte, um modelo camuflado foi visto em testes em Resende (RJ).
Apesar do modelo estar sob disfarces, foi possível identificar que é a nova versão por detalhes como o recorte das lanternas, que não é dividido, como no modelo atual. Inclusive as linhas, de uma forma geral, serão mais conservadoras que o atual Creta.
Turbinado
O maior destaque, no entanto, não deve ficar ao alcance dos olhos: trata-se do novo motor 1.6 turboflex da família Smartstream, evolução do Gamma II usado no Tucson vendido no Brasil. Este motor deve aposentar o 2.0 aspirado usado atualmente no Creta. Com potência em torno dos 180 cv, no etanol ele pode passar os 185 cv, que superaria o Jeep Renegade como o SUV compacto mais potente. Nas versões de entrada seguirá o 1.0 turbo de 120 cv da família Kappa.
A mudança de motorização também deve elevar o Creta de patamar, o posicionando numa faixa superior de preço, entre os R$ 130 mil e os R$ 200 mil, o colocando na concorrência do Honda HR-V Touring e das versões mais em conta do Jeep Compass.
Como ficará
Se o Creta brasileiro seguir o estilo do indiano e de outros mercados como Oriente Médio e Sudeste Asiático, podemos esperar linhas mais sóbrias e conservadoras, com uma inspiração no SUV Palisade, de traços mais retos. Luzes diurnas de LED formam uma assinatura de duplo L no topo, integradas por um diodo que atravessa toda a borda superior da grade.
Os faróis continuarão a ser bipartidos, com o conjunto principal propriamente dito encravado no para-choque dianteiro. Inclusive, surpreendentemente tais mudanças não demandaram alterações no corte das chapas dos para-lamas nem a estampagem de portas e colunas laterais. Além disso, para-brisa, vidros laterais e teto seguem os mesmos.
Na traseira o corte da lataria segue igual, mas com as lanternas traseiras apresentando um corte completamente diferente, o que encorpou o para-choque. As lanternas agora são horizontais e bipartidas, em LED, e integradas por um filete luminoso e uma régua em preto brilhante.
Por dentro, também é percebida uma sofisticação a mais, com as telas digitais do quadro de instrumentos e da central multimídia unidas em um só nicho, como nos Mercedes-Benz. Já o console elevado traz comandos em tela digital tátil para o ar-condicionado, remetendo aos Land Rover.