Tiggo 8 Híbrido Plug-in será nacional no segundo semestre
Tem mais um produto da CAOA Chery sendo nacionalizado. Desta vez é a versão híbrida plug-in do Tiggo 8 que sairá da planta goiana de Anápolis. Atualmente ele vem importado dachina nesta configuração, e, com a fabricação nacional, se tornará o primeiro híbrido plug-in feito no Brasil.
Quem confirmou foi o próprio Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, CEO do Grupo Caoa durante o lançamento do Tiggo 7 Sport realizado no dia 26/02. Ele revelou ainda que o início da produção será no segundo semestre, contudo sem informar como será o processo de produção. A estimativa é de que venha importado mas seja montado no Brasil.
Foco nos híbridos
Ainda no evento, o CEO descartou a possibilidade de focar nos elétricos, pontuando que os híbridos são mais adequados para o brasileiro.
“Carro elétrico é nicho, é o terceiro carro da família. O consumidor não pode arriscar o seu dinheiro numa tecnologia que pode o deixar na mão, como acontece hoje, com a exígua infraestrutura de postos e o longo tempo de carregamento”, disse na ocasião.
A posição é bem refletida no portfólio da marca no país, onde hoje há somente um elétrico, o subcompacto iCar, por R$ 119.990, que emplaca muito pouco. Por outro lado, a fabricante só tem o Tiggo 8 PHEV como um carro híbrido de verdade, enquanto o Tiggo 5X e o Tiggo 7 utilizam um sistema híbrido-leve, que afeta muito pouco o consumo de combustível e emissão de poluentes.
A produção nacional do Tiggo 8 PHEV faz parte do investimento de R$ 3 bilhões anunciado ano passado para a planta de Anápolis, que serviria para ampliar a produção de toda a linha Tiggo num prazo de cinco anos. Vale lembrar que os Tiggo hoje são os únicos veículos feitos pela marca, uma vez que, com o fechamento da fábrica de Jacareí (SP), a produção dos sedãs Arrizo 5 e 6 e do Tiggo 3X foi encerrada.
Na parte técnica, o Tiggo 8 PHEV possui um 1.5 turbo de 147 cv e 24,4 kgfm, combinado a dois propulsores elétricos de 170 cv e 34,2 kgfm. No total, são 317 cv e torque de 56,6 kgfm, administrados pelo câmbio DHT, de três marchas mecânicas e 11 posições imuladas. O sistema elétrico permite que ele rode 54 kjm usando apenas as baterias de 19 kWh. O 0-100 km/h é feito em 6,6 segundos. A expectativa é que com a produção nacional, o preço do SUV caia, sendo vendido atualmente a R$ 239.990.