Notícias

Carros elétricos emplacam mais de 70% do total de 2023 nos primeiros três meses do ano, diz Anfavea

O ano de 2023 viu um verdadeiro boom nos números de vendas dos carros elétricos (muito em parte graças aos chineses) e o ritmo forte parece que vai se manter para este ano. Segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), o acumulado do primeiro trimestre de 2024 emplacou 14.118 unidades de elétricos no país – uma participação de 2,9% do total.

Elétricos como o BYD Dolphin Mini ajudaram o segmento a alavancar os números de venda

O número pode até soar tímido, mas se compararmos com os mesmos primeiros três meses de 2023, esta participação era de apenas 0,9%, ou 19.277 unidades. Logo, o número já se aproxima do total de 2023 mesmo com apenas três meses deste ano compeltados. O resultado tende a crescer ainda mais com a chegada de novas marcas e modelos nos próximos meses, principalmente as chinesas.

Flex ainda são maioria

O crescimento dos elétricos é expressivo, porém a maior participação continua sendo dos modelos flex, com 378.158 unidades emplacadas no trimestre, ou 78,1% da participação. Os híbridos respondem por 11.637 unidades (2,4%); híbridos plug-in são 10.320 unidades (2,1%) e modelos a gasolina são 21.562 emplacados (21.562) e os diesel, entre automóveis e comerciais leves, respondem por 10% (48.193 unidades).

Comerciais leves, como a Strada, têm apresentado crescimento nos últimos anos

Na produção nacional, o primeiro trimestre contabiklizou 401,1 mil unidades de automóveis e 101,1 mil unidades de comerciais leves. Entre autos, é um número 3,7% menor que no mesmo período de 2023, mas 10,9% maior em comerciais leves. Tal número é um reflexo da nova tendência das ícapes no mercado nacional, como a Fiat Strada, que briga pela liderança no país.

Modelos flex, a exemplo do HB20, ainda são preferência geral do consumidor brasileiro

No total de produção, uma leve queda, de 507,5 mil unidades no período de 2023 para 502,2 mil unidades neste primeiro trimestre de 2024.  Apesar da dimunição na produção, os emplacamentos não froram afetados, com 395.262 unidades versus as 373.737 unidades de 2023, ou 5,8% melhor entre automóveis e comerciais leves produzidos no Brasil. Já nos importados o crescimento ocorreu a olhos vistos, muito em parte pelo reflexo da  eletrificação: foram 88.726 unidades emplacadas, um crescimento de 40,4% comparado as 63.203 unidades de 2023. No total do mercado, são 483.988 unidades, ou 10,8% a mais que as 436.940 unidades do período de 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *