Ram Classic: lançamento está no showroom da Samam Jeep Riomar
Até o fim desta semana, a Ram Classic estará exposta no showroom da Samam Jeep Riomar, loja da Av. Delmiro Gouveia. Uma ótima oportunidade para conhecer o modelo e tirar dúvidas com promotores de vendas. Para os interessados, pedidos já podem ser feitos em qualquer uma das lojas Samam Jeep.
Picape de luxo se destaca pela potência, capacidade, conforto e tecnologia. Vem com o icônico motor HEMI® V8 de 5,7 litros e 400 cv de potência, que entrega torque de 556 Nm a 3.950 rpm, o maior entre os modelos a gasolina no segmento. Atrelado a ele, há tecnologias que auxiliam na redução do consumo de combustível.
Chega em design esportivo, inicialmente apenas na versão Laramie (a partir de R$ 349.990), e uma longa lista de série como ar-condicionado digital de duas zonas, bancos elétricos com aquecimento e ventilação, central Uconnect de 8,4 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto, rodas aro 20″ e som premium Alpine.
Design
Apelidado de “big rig” em referência às enormes carretas que cruzam as estradas norte-americanas, o design da Classic se destaca pelos faróis que ficam em posição abaixo da linha superior da grade e que nascem como uma continuação natural dos para-lamas, por sua vez, também rebaixado em relação à altura do capô. Linhas resgatam o estilo (“big-rig”) da segunda geração das picapes Ram, na década de 1990.
De qualquer ângulo, chama atenção os traços musculosos, que reforçam a esportividade da Ram Classic. Também contribuem para o estilo muscle truck o capô com ressaltos e detalhes especiais, as duas saídas de escapamento e as rodas de alumínio de 20 polegadas. Com desenho de cinco raios, na versão Laramie, elas são prateadas, combinando com todos os cromados, enquanto na Laramie Night Edition (será lançada em breve) a pintura delas é preta, em linha com o padrão chrome delete.
Os faróis têm projetor de dupla função, fazendo o papel da luz baixa e luz alta, sendo esta auxiliada também por uma lâmpada suplementar. LEDs âmbares integrados fazem os papéis de luz de rodagem diurna (DRL) e indicador de direção. Já as lanternas traseiras são formadas por 15 LEDs.
Segurança
Em relação à segurança, a Ram Classic está muito bem servida com 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), assistente de partida em rampa (HSA), controles de tração e estabilidade e de mitigação de rolagem da carroceria, freios a disco nas quatro rodas com Brake Assist, que aproxima as pastilhas em caso de chuva, além do controle de oscilação de reboque (TSC), que impede que o implemento se desgoverne.
Transmissão
A Ram Classic está equipada com a caixa automática de oito marchas TorqueFlite totalmente eletrônica. Os comandos do câmbio são feitos pelo seletor rotativo no painel. O sistema é inteligente e seguro. Por ex., ao se desligar o motor com o câmbio em D (Drive), o seletor vai automaticamente para a posição P (Park).
Quanto aos modos de tração, a caixa de transferência da BorgWarner do tipo part-time tem as opções 4×2, 4×4 High e 4×4 Low (reduzida). O motorista controla tudo eletronicamente, por meio dos botões abaixo do seletor do câmbio, no painel de instrumentos. Já a relação do diferencial é de 3.92 e a Ram Classic ainda conta com diferencial traseiro antideslizante, garantindo aderência nos mais variados terrenos. A picape possui também o modo Tow/Haul, que otimiza a troca de marchas ao rebocar um implemento ou levar muita carga.
Caçamba
Com 1.424 litros de capacidade volumétrica, a caçamba da Ram Classic só não é maior, no mercado brasileiro, que a da Ram 3500 Limited Longhorn (quando com preparação para reboques tipo quinta roda). Com revestimento protetor especial por toda a superfície, exclusivo das picapes Ram, e iluminação de LED na lateral e no alto (na terceira luz de freio), ela permite receber objetos grandes com facilidade.
Do lado de fora, a preparação para o gancho de reboque é de fábrica. Detalhe importantíssimo, pois a Ram Classic pode rebocar até 3.534 kg, mais do que qualquer picape de outra marca no mercado.
Três revisões gratuitas
Marca de pós-vendas da Stellantis, a Mopar preparou um plano de manutenção extremamente competitivo para a Ram Classic. As revisões são anuais ou a cada 12 mil km, mas a melhor notícia é que as três primeiras paradas na concessionária são gratuitas. Outro destaque é a possibilidade de compra antecipada da quarta até a sexta revisão.
Fotos: Arthur Soares