Sergipe tem o maior recuo no preço do Diesel entre estados brasileiros
O preço do litro do óleo Diesel no Brasil está mais barato desde a primeira quinzena de março. A decisão da Petrobras foi de reduzir em 40 centavos o preço do diesel vendido às distribuidoras.
De acordo com o Índice de Preços Ticket Log (IPTL), todas as regiões brasileiras registraram reduções médias de mais de 2% nos preços. Entre os estados, Sergipe lidera o ranking com recuo de 6,9% para o diesel comum e de 7,7% para o tipo S-10, que fecharam o período a R$ 6,35 e R$ 6,15, respectivamente.
Segundo a Petrobras no comunicado enviado à imprensa existe um objetivo na redução:
“Essa redução tem como principal balizador a busca pelo equilíbrio dos preços da Petrobras aos mercados nacional e internacional, contemplando as principais alternativas de suprimento dos nossos clientes e a participação de mercado necessária para a otimização dos ativos”, destacou.
Fatores de influência
Existem dois fatores responsáveis por essa situação, um de ordem política e econômica e outro sazonal. O primeiro é a redução, nos últimos dias, do preço do barril do petróleo, que havia subido no final do ano passado.
As altas foram motivadas por um risco de problemas com o suprimento global de petróleo por causa ainda da guerra da Ucrânia. A crise prevista não se concretizou e o cenário de alta arrefeceu.
Há ainda o aspecto relacionado ao clima. É que os grandes consumidores de combustível estão localizados no hemisfério norte. Quando o inverno chega nesses locais, o consumo de diesel dispara. O combustível é usado para aquecer casas, escolas e empresas. Conforme a estação vai avançando, a demanda vai caindo e o preço acaba diminuindo.