Hora do adeus: Toyota Etios sairá em definitivo de linha
Compacto dará espaço ao ao novo SUV compacto da Toyota
Depois do adeus nas concessionárias nacionais em 2021, é a vez do Etios, da Toyota, se despedir em outros mercados onde era comercializado. Isso porque apesar de ele não ser mais vendido aqui, continuava sendo produzido na planta de Sorocaba (SP) apenas para exportação, dando adeus após 10 anos de vida do compacto no país.
O anúncio veio pela divisão argentina da Toyota num comunicado: “A decisão foi tomada no âmbito do crescimento da Toyota na região e da renovação produtiva da fábrica de Sorocaba, onde Yaris e Corolla Cross são produzidos”, informou a empresa. “A missão da Etios, com a sua oferta de qualidade, durabilidade e confiabilidade, continuará por muitos mais anos. A Toyota garante o fornecimento de peças de reposição e atendimento pós-venda em seus concessionários oficiais em todo o país”.
O fim de linha do compacto era esperado, coincidindo com a preparação da fábrica paulista para receber a produção de outro modelo, o Yaris Cross, novo SUV compacto da marca que já foi apresentado em outros mercados e deve dar as caras no Brasil ano que vem.
Sem substituto
A chegada de um SUV compacto no lugar do hatch deixa, portanto, uma lacuna no portfólio da marca, uma vez que o modelo saiu de linha no mundo todo e não ganhou nova geração em nenhum mercado. Ou seja, quem quiser um hatch da Toyota mais em conta terá que migrar para versões mais baratas do Yaris Hatch ou comprar um Etios usado.
E, por fim, uma curiosidade sobre o Etios: no país vizinho ele vinha vendendo bem. Só no último mês de julho, por exemplo, emplacou 2.106 unidades no país e foi o terceiro carro de passeio mais vendido do mercado local. No portfólio da Toyota, foi o segundo veículos mais emplacado, perdendo apenas para a picape Hilux (2.806 unidades em julho).