Nova BMW F 900 FS começa produção nacional em julho
A BMW segue expandindo seus planos para 2024. Depois da produção nacional da R 1300 GS, agora é a vez da F 900 GS chegar ao mercado brasileiro em julho. O gerente de projeto da moto, Christian Geis, confirmou ao portal Motor1.
A nova alemã inclusive foi apresentada numa cor que faz referência ao Brasil, chamada São Paulo Yellow, já presente nos carros M3 e M4. Mais alta e esguia, ela deve ficar menos turismo e mais enduro, com detalhes como a rabeta com com as lâmpadas de LED sendo incorporadas aos piscas indicando isso. Detalhes como o subchassi traseiro menor também mostram o trabalho para isso, denotando que o volume traseiro da F 900 GS ficou bem mais reduzido, totalizando também em 14 kg a menos no peso.
Para isso a BMW seguiu alguns artifícios, como a troca do tanque metálico por um de plástico e com meio litro a menos de capacidade, sendo capaz de abrigar agora 14,5 litros. O peso em ordem de marcha declarado é de 219 kg para as versões básica e intermediária na Europa, com a Adventure chegando a 245 kg. Ela mede 2.270 mm de comprimento, 943 mm de largura e 1.590 mm de entre eixos. A altura do assento é de 870 mm. A suspensão dianteira passa a ser totalmente ajustável de série, com garfo invertido e 230 mm de curso. Na traseira, amortecedor único com 215 mm de curso. A postura de Enduro é reforçada pelas rodas raiadas, que no modelo europeu tem 21 polegadas na dianteira e 17 na traseira.
Mais potente
O motor de dois cilindros paralelos e 895 cm³ ganhou 10 cv, totalizando 105 cv de potência a 8.500 rpm, além de 9,4 kgfm de torque a 6.750 rpm. O câmbio é de seis velocidades e transmissão por corrente, com o quickshifter bidirecional como um opcional na Europa.
Em toda a linha GS há iluminação LED, alavanca de câmbio ajustável, tela TFT de 6,5 polegadas para o painel de instrumentos, dois modos de pilotagem (Rain e Road), ABS, controle de tração, escapamento Akrapovič, punhos aquecidos, protetores de mão, nova alavanca de freio de pé, um suporte multifuncional e uma nova bolha.