Citröen Basalt será revelado em definitivo no início de agosto
Já falamos do novo SUV-cupê que a Citroën trará para o Brasil, o Basalt, incluindo imagens de sua versão conceitual. Mas até então não havia o período exato que o modelo chegaria ao nosso mercado. Eis que agora a marca francesa divulgou a data que o modelo definitivo chegará: 2 de agosto, com as vendas provavelmente iniciando em seguida no Brasil e na Índia, outro mercado onde ele estará.
Alguns flagras recentes mostram que o Basalt em sua versão de produção parecerá bastante com o modelo conceitual, chamado Basalt Vision Concept, mantendo elementos como as lanternas de formato retangular com contornos irregulares nas laterais, leve saliência na tampa do porta-malas, moldura nas caixas-de-roda e coluna C com aplique plástico. As medidas esperadas são um comprimento entre 4,30 m e 4,40 m e um entre-eixos de 2,67 m.
O nível de equipamentos do lançamento deve ser mais recheado que o do C3 Aircross. Devemos esperar itens como chave do tipo canivete, ar-condicionado digital, piloto automático, carregamento sem fio para celulares, faróis com iluminação em LED, botão de partida e acesso sem chave.
Um coração conhecido
Debaixo do capô, o Basalt terá um propulsor conhecido do brasileiro, sendo o 1.0 turboflex de 130 cv, que é usado em vários modelos do grupo Stellantis, como o próprio C3 Aircross, além de modelos de Peugeot e Fiat, porém associado a um câmbio do tipo CVT. A plataforma CMP, de caráter modular, é a mesma de outros carros do conglomerado, como os Peugeot 208 e 2008. Outros mercados terão motores 1.6 aspirado e 1.2 turbo de 110 cv.
A produção será na planta carioca de Porto Real, que abastecerá tanto o mercado nacional quanto outros países, como a já citada Índia. Vale lembrar que na mesma unidade saem os C3 e C3 Aircross e que este mesmo local está recebendo R$ 3 bilhões em investimentos, passando a fabricar também inédito modelo igualmente baseado na CMP. Possivelmente o “novato” será o Jeep Avenger.