Notícias

Pontualidade no financiamento de carros bate os 80% este ano, afirma Serasa

O Brasileiro tem gasto em média R$ 1.202,53 em parcelas de financiamento de veículos segundo levantamento da Serasa Experian realizado em março deste ano. O valor foi o segundo maior índice do ano, atrás apenas de fevereiro, que foi de 1.204, 11. O estudo foi baseado no indicador de Cadastro Positivo, que indicou ainda pontualidade de 80,2% de pontualidade nos pagamentos.

Concessionária curitibana é destaque e reforça fama da Toyota no pós-venda

O levantamento mostrou também que há uma variação de valore entre os gêneros, com os homens pagando em média R$ 1.214,33, e as mulheres, R$ 1.183,13. Houve também diferenças nas parcelas conforme a renda: consumidores com rendimentos acima de dez salários-mínimos tinham um ticket médio de R$ 2.099,72, enquanto a faixa de dois a três salários registrou R$ 724,13, e, até um salário, R$ 665,57.

Regiões e pontualidades 

Entre as regiões, os maiores tickets médios em março foram no Norte e no Centro-Oeste, com respectivamente R$ 1.294,76 e R$ 1.251,52. Já o menor valor foi no Sul, com R$ 1.170,81. Por faixa etária, o grupo entre os 51 e 60 anos apresentou a maior média, com parcelas de R$ 1.255,28, enquanto pessoas de até 25 anos registraram a menor, com R$ 851,18.

Como atrair clientes para concessionária: 4 boas práticas

Na hora de analisar a pontualidade, o percentual de 80,2% regitrado em março foi o mais baixo do ano, com janeiro e fevereiro apresentando índices de 85,1% e 84,6%, respectivamente. Esse decréscimo, segundo a Serasa, pode estar ligado ao impacto despesas de início de ano, como IPTU e IPVA, sobre a gestão financeira dos consumidores.

Nos gêneros as mulheres se mostraram ligeiramente mais pontuais que os homens, com 80,4% contra 80,3%. O índice também variou conforme a renda, alcançando 91,3% entre os que ganham acima de dez salários-mínimos e caindo para 71% e 59,9% nas faixas de dois a três e até um salário-mínimo, respectivamente.

Já entre as regiões a pontualidade teve como a melhor o Sul, com 81,4%, seguida do Centro-Oeste, com 81%. O Nordeste foi o menor, com 79%. Por faixa etária, os consumidores entre 51 e 60 anos apresentaram maior pontualidade (82,2%), enquanto a faixa de até 25 anos registrou o menor índice, com 71,9%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *