Yamaha Fluo 2025 é a primeira moto híbrida do Brasil
A nova geração da Fluo 125 ABS da Yamaha acaba de chegar ao mercado nacional. A nova linha vai além do visual renovado, trazendo uma atualização singular: é a primeira moto híbrida oferecida no mercado nacional.
As linhas foram totalmente repaginadas e a frente agora está mais dinâmica. Além disso, o sufixo HYBRID CONNECTED já indica a novidade na moto, pois veio um sistema híbrido-leve com uma assistência elétrica. Nele, o motor elétrico auxiliar oferece suporte durante a partida e em momentos de maior esforço, como em subidas, acelerações mais intensas, retomadas, ultrapassagens e quando há passageiro ou carga adicionais.
Quando detecta uma carga maior sobre o motor a combustão, o elétrico é acionado por três segundos, ofornecendo potência adicional e aliviando a sobrecarga do motor principal, resultando em uma redução do consumo de combustível. O nome do sistema é Power Assist, e aparece no painel enquanto estiver funcionando.
O sistema start-stop continua, desligando o motor quando a moto para e religando automaticamente ao acelerar. Ele reduz o consumo de combustível e a emissão de poluentes. Segundo a Yamaha, a atualização do Motor SMG (Smart Motor Generator) da Yamaha, que agora integra o sistema híbrido-leve, gera uma economia de combustível de até 12% na Fluo 2025.
Especificações
A Fluo está equipada com um monocilíndrico de 125 cm³ com comando de válvulas simples no cabeçote (SOHC -Single Over Head Camshaft) e refrigeração a ar que entrega 8,3 cv de potência a 7.000 rpm e 1,0 kgf.m de torque a 5.000 rpm. O sistema de transmissão é automático do tipo CVT.
A suspensão na dianteira é do tipo garfo telescópico e tem curso de 90 mm, enquanto na balança traseira o curso da suspensão é de 88 mm. As rodas têm medidas 100/90 na frente e 110/90 e atrás, ambas de 12″, com pneus sem câmara. Os freios são a disco na dianteira (200 mm de diâmetro, com ABS) e tambor na traseira (130 mm de diâmetro).
O painel LCD da Fluo 2025 é novo, com tomada USB do tipo A. Ele traz indicador de combustível, velocímetro, indicador da função ECO, alerta do motor, indicador de setas, indicador de farol alto, de start-stop e de chave de presença e vem ainda com indicador do Power Assist e relógio item que a geração anterior não exibia. De quebra, vem o Yamaha Motorcycle Connect, o Y-Connect, que exibe no painel indicador de status da bateria do smartphone conectado, de conectividade, de mensagem e de chamada recebida.
No design, o conjunto óptico completamente atualizado, com novos faróis, alto e baixo, e a luz de posição de LED. Na traseira a lanterna é nova, com novas setas com lentes na cor cristal completam o visual. O comprimento do assento da Fluo 2025 foi aumentado para garantir mais ergonomia.
O chassi da scooter é do tipo Underbone e mede 1.875 mm de comprimento, 690 mm de largura e 1.115 mm de altura, com distância entre-eixos de 1.280 mm, altura mínima do solo de 135 mm e altura do assento de 780 mm. O peso em ordem de marcha da scooter, ou seja, com todos os fluídos e pronta para rodar, é de 104 kg. Há ainda gancho para prender sacolas de até um quilo, novo porta-objetos dianteiro, espaço sob o banco de 25 litros para acomodar um capacete fechado e acesso dianteiro ao tanque de combustível, que tem capacidade para 4,2 litros.
Além de novos grafismos, a Fluo vem nas opções de cor Racing Blue (Azul Metálica) e Midnight Black (Preta Metálica), com rodas pretas, e Solar Red (Vermelha Sólida) e a nova cor Branco Cristal (Branca Metálica), com rodas cinzas. Ela deve chegar nas concessionárias a partir de fevereiro. O preço sugerido será de R$ 16.690, que deve ter variações por conta do frete.