Vendas nacionais despencam por causa do coronavírus
Após noticiarmos aqui no Garagem SE que diversas concessionárias na capital sergipana fechariam presencialmente (ainda que os vendedores mantivessem as operações por whatsapp), o mercado a nível nacional começa a sentir os efeitos do isolamento social preconizado pelos governos por causa da pandemia do coronavírus. Os emplacamentos vem caindo consideravelmente: na última sexta-feira, 20, foram de apenas 6.977 unidades, contra 8.231 de quinta (19) e 10.825 de quarta (18) – no dia 5, chegou a haver um pico de 12.112 emplacamentos. Com estes números, o indicativo é de que a tão esperada retomada do mercado seja postergada, uma vez que ainda não há previsão de quando a vida se normalizará.
Com isso, como a maioria das concessionárias de automóveis e comerciais leves no país estão fechadas, lançamentos aguardados também ficarão para depois, como a nova Fiat Strada (confira matéria no site ainda hoje), além do Volkswagen Nivus, que deveria sair em maio e ficou para o segundo semestre. Outros lançamentos, como o novo Nissan Versa e o novo Peugeot 208 também podem ficar para momentos posteriores.
Com tal cenário, o mais provável é que não haja mudanças significativas no ranking de vendas daqui para o fim do mês – uma vez que os emplacamentos diários deverão ser reduzidos ainda mais nesta e nas próximas semanas. Há estados, como São Paulo, onde foi decretada quarentena a partir da terça-feira, 24, então os números tendem a se estagnar ou crescer pouco.
O acumulado em março, até o dia 20, tem o Chevrolet Onix liderando com 11.565 carros, seguido de longe por Ford Ka e o irmão sedan do Onix, o Plus, com respectivamente 6.822 e 6.372 unidades (apenas 450 unidades de diferença). No quarto lugar, próximo dos outros dois, está o HB20, com 6.197 e o Fiat Argo em 5º com 5.867. A segunda metade do top-10 tem o Volkswagen Gol, com 5.392 e surpreendendo no sétimo lugar, o T-Cross, com 4.287. O SUV da Volks inclusive superou o rival Jeep Renegade, que cravou 4.240 emplacamentos. Fechando o top 10, Renault Kwid (3.815) e Volkswagen Polo (3.658).