Planta da Volks no Paraná retoma produção
A Volkswagen anunciou a reabertura de uma de suas fábricas, mais precisamente a planta de São José dos Pinhais (PR). A planta paranaense, de onde saem o SUV T-Cross e também o Fox e o Audi A3 Sedan, está adotando protocolos mais rígidos de biossegurança para a retomada das atividades. As unidades fabris de São Bernardo do Campo, São Carlos e Taubaté, todas em São Paulo, voltarão a operar até o fim deste mês, seguindo as mesmas recomendações vigentes na unidade paranaense.
A produção está sendo retomada de forma gradual, com dois turnos na linha do VW T-Cross, em ritmo menos acelerado, com maior distanciamento entre os empregados. ”Vamos começar de uma forma muito planejada, com distanciamento recomendado entre as pessoas e seguindo todas as boas práticas de limpeza e higiene. Estamos levando as orientações aos nossos empregados de forma didática e por meio de vídeos, porque será uma experiência inédita para todos e o entendimento de todas as regras será fundamental para nos acostumarmos rapidamente a esta nova realidade”, afirma Pablo Di Si, CEO e presidente da Volkswagen para a América Latina. Entre as medidas adotadas, a fábrica instalou limitadores de distância nas portarias e coletores de ponto, colocou como obrigatório o uso das máscaras de proteção, limpeza e desinfecção das áreas de trabalho na fábrica e escritórios, medição de temperatura corporal na entrada da fábrica e ônibus fretados para transporte, uso de luvas nos refeitórios com demarcação de lugares, além de postos de atendimento médico avançados nas fábricas.
Além das plantas nacionais, na Argentina a Volks também reiniciou atividades na Argentina. Depois de Córdoba, a fábrica de Pacheco voltou a operar na Argentina. Por lá, câmeras térmicas fazem a medição da temperatura corporal dos trabalhadores, e também é obrigatório o uso das máscaras e o distanciamento de 1,5 metro. Lá, é produzida a picape Amarok para exportação para 35 países (inclusive Brasil) e em breve terá inicio a produção do projeto Tarek, SUV médio que irá concorrer com o Jeep Compass e deve ser apresentado no fim de 2020, com vendas a partir de 2021.