Freios cansados? Fading e superaquecimento do sistema
Você sabe o que é fading nos freios do carro? O termo em inglês significa fadiga e é utilizado quando o freio do carro perde eficiência de funcionamento, em razão do superaquecimento do sistema.
COMO OCORRE O SUPERAQUECIMENTO DOS FREIOS?
Quando o carro passa por um percurso que exige mais atenção na condução, como uma descida muito inclinada, uma estrada longa ou um local com muitas curvas, o motorista acaba tendo que acionar o sistema de freios com maior constância do que o normal, o que acaba causando aquecimento do sistema de frenagem.
A temperatura elevada faz com que componentes importantes, como os discos e pastilhas de freio, tenham seu funcionamento comprometidos, o que pode trazer riscos consideráveis.
Outra situação muito comum em que o fading nos freios acontece é quando a troca do fluido do freio não foi feita nos últimos 2 anos. Isso porque ele absorve a água, que, por sua vez, resulta em pequenas gotas que fervem quando o fluido é aquecido e faz com que o freio perca consideravelmente sua eficiência. Para evitar esse problema é indispensável que o motorista faça a devida manutenção desse componente.
COMO IDENTIFICAR SINAIS DE PROBLEMAS NO SISTEMA DE FREIOS DO CARRO?
- Desvio do carro para um lado durante a frenagem: se quando o motorista pisar no pedal o carro virar para um dos lados, isso pode ser indicação de problemas nesse componente;
- Ruídos: o surgimento de sons agudos vindos do carro estão entre os principais sinais de que existe algo de errado com o funcionamento do veículo. Nem sempre, no entanto, eles estão associados a falhas, sendo preciso que o motorista procure por ajuda na identificação, assim que os barulhos começarem;
- Vibrações: se houver algum tipo de vibração no carro quando o motorista acionar o freio, isso pode indicar problemas no veículo;
- Pedal baixo ou muito duro: anormalidades no pedal do freio devem ser conferidas com atenção.
COMO EVITAR O FADING DOS FREIOS?
- Sempre deixe o carro engatado nas descidas
Usar o freio em excesso durante as descidas é um erro comum, que causa o aquecimento do sistema de frenagem, por isso o indicado é manter o carro engatado e usar o freio motor durante declives.
- Não abuse de freios recém-instalados
Quando acontece a troca de elementos do sistema de freios, eles podem demorar um pouco para assentar e funcionar da maneira correta. Sendo assim, o mais indicado é não abusar dos freios quando estiverem recém-instalados.
- Evite trafegar com excesso de peso
Quando o carro trafega com peso acima do limite tolerado, o desempenho do veículo fica significativamente comprometido. Isso é comum principalmente em viagens em que as bagagens podem literalmente pesar mais do que deviam.
- Não desligue o carro em movimento nem use o freio de mão
É fundamental que o motorista não desligue o carro se ele estiver em movimento, assim como só deve usar o freio de mão quando o veículo estiver parado.
- Mantenha a manutenção do veículo em dia
Essa dica parece básica, mas é sempre bom alertar para a necessidade das revisões periódicas a fim de garantir o funcionamento correto do veículo.
O QUE FAZER QUANDO O SUPERAQUECIMENTO ACONTECE?
Quando aparecer o fading nos freios, o mais indicado é reduzir as marchas gradativamente e estacionar o carro no acostamento até que a temperatura dos componentes do freio volte ao normal.
Em geral, em alguns minutos o sistema volta a funcionar perfeitamente sem a necessidade de alguma interferência nem comprometimento de desempenho.
Fonte: InstaCarro