Mercado de veículos encerra setembro com melhor resultado do ano
O mercado de veículos, incluindo leves e pesados, fechou o mês de setembro com o melhor resultado deste ano. Foram 207.724 emplacamentos, um volume maior do que o registrado no período pré-pandemia. Essa recuperação gradual do setor supera as expectativas da indústria automotiva.
Em janeiro e fevereiro, por exemplo, foram comercializados, respectivamente, 193,5 mil e 201 mil veículos. Em março, os emplacamentos caíram para 163,6 mil e o pior momento do ano foi em abril, quando apenas 55,7 mil unidades foram vendidas.
Em relação a agosto, quando foram emplacadas 183,4 mil unidades, a alta foi de 13,2%. Já as vendas no acumulado dos primeiros nove meses do ano atingiram 1,37 milhão de veículos, o que representa queda de 32,2% sobre o total de 1,84 milhão comercializado no mesmo período de 2019.
Porém, o índice de recuo até setembro é menor do que o projetado pela indústria para o ano como um todo. Em março, quando o setor parou por causa da Covid-19, as projeções das montadoras davam conta de um tombo da ordem de 40% no mercado interno este ano.
Cenário em Sergipe
Em sintonia com os índices nacionais, o mercado automotivo sergipano também teve o melhor momento do ano em setembro. No período, foi registrada pelo Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos (Sincodiv/SE), a venda de 1.490 veículos.
Esse quantitativo é superior, inclusive, às vendas registradas no período pré-pandemia. Em comparação com os negócios fechados nas concessionárias sergipanas no mês de janeiro, quando 1.390 unidades foram vendidas, houve uma alta de 7,19% em setembro. No comparativo com fevereiro (1.171), crescimento foi de aproximadamente 20% no mês passado.
O pior cenário enfrentado pelo setor foi em maio, período em que foi computada a saída de apenas 512 veículos. Desde então, mês após mês, o mercado de automóveis em Sergipe segue em ritmo crescente de recuperação. Em junho, 806 consumidores compraram um veículo zero-quilômetro; em julho, 1.156; em agosto, 1.390. Ao todo, segundo dados do Sincodiv/SE, 9.617 veículos foram comercializados no Estado este ano.
Entre as marcas que mais venderam em setembro em Sergipe, a General Motors (GM) lidera com folga o ranking: ela foi a preferência de 372 consumidores. A Volkswagen (192) foi a vice-líder, e a Fiat (178), a número três da lista. A Ford (146) ficou em quarto lugar, e a Hyundai (130), em quinto.
Com informações de AutoIndústria, para os dados nacionais