Separados no Nascimento? Modelos que se parecem mais que o esperado – Parte 1
No mercado automotivo atual, a variedade de modelos é enorme, com várias linguagens diferentes de design e estilos diferentes. Mas isso não impede que, às vezes, dois carros de fabricantes diferentes sejam muito parecidos, sendo que tudo fica mais irônico quando os carros são de anos diferentes. Às vezes por serem de um mesmo conglomerado, ou às vezes por pura coincidência, encontramos na rua casos assim. Com esta ideia, nós do Garagem SE listamos estes 12 “irmãos perdidos”, que são literalmente cara de um, focinho do outro. Hoje vamos mostrar os primeiros seis deles.
Hyundai Azera (2010) x Honda Legend (2008)
O Legend é um sedã grande da Honda vendido nos mercados da Ásia, Oceania e Europa. A versão europeia na linha 2008 contava com uma frente de grade larga, de filetes horizontais cromados e faróis levemente afilados, dando uma expressão “nervosa” ao modelo. Agora compare com a dianteira do Hyundai Azera reestilizado em 2010, que foi vendido no mercado nacional. Parecem?
Honda Accord (2012) x Hyundai Genesis (2008)
E não foi só em Legend e Azera que Honda e Hyundai ficaram parecidas. No caso de Accord e Genesis, foi a marca japonesa que fez um carro parecido com a coreana. O nipônico de nona geração, de 2012, ficou com a traseira surpreendentemente parecida com a do coreano lançado quatro anos antes. Repare que o desenho das lanternas (e a mesma régua cromada as unindo), as saídas ovaladas de escape, a antena tipo “barbatana de tubarão” e até mesmo nos cromados em maçanetas e molduras de janelas.
Ford Fusion (2013) x Audi A5 Sportback (2007)
“Como assim um Audi e um Fusion parecidos? Tá louco?”. Calma, leitor, eles se parecem sim, e você verá agora. Vale lembrar que não falamos exatamente do Fusion que tivemos no mercado nacional e saiu de linha há poucos anos, que era um sedã, mas o modelo europeu, vendido na Inglaterra como Mondeo, que tem uma versão hatch (que na verdade está mais para um fastback). E aí, quando você o olha de lado e depois observa o primeiro Audi A5, de 2007, do mesmo ângulo… bingo! A área envidraçada é similar, o caimento da traseira se assemelha (a silhueta toda, para ser mais preciso) e até mesmo as portas têm formato parecido.
Chevrolet Onix (2012) x Volkswagen Gol (2008)
Antes que venham as críticas, vale dar uma olhada nas fotos acima e lembrar que isso foi muito comentado lá para 2012, quando o primeiro Onix apareceu, a traseira deixo um certo “deja-vu” entre os fãs do popular da Volks lançado 4 anos antes. Vistos de frente, eles não se parecem, nem mesmo vistos de lado mas vai olhar de traseira… O desenho das lanternas, os elementos internos delas, e até o corte da tampa do porta-malas. Pois é, tudo muito parecido.
Karmann-Ghia TC (1970) x Porsche 911 (1963)
Este exemplo aqui é lembrado pelo pessoal mais velho. Quem viveu a década de 70 certamente lembra do Karmann Ghia TC, “esportivo” vendido pela Volks e do quanto de “nossa, ele parece um Porsche” era ouvido à época do seu lançamento. E não é para menos, o nacional, apesar de usar a plataforma do Volkswagen TL e um motor 1600 refrigerado a ar de 65 cv, replicava bastante as linhas do esportivo alemão, lançado sete anos antes (em tempos onde a Porsche ainda não era parte do grupo Volkswagen). Eles, no caso, se parecem em outros pontos além somente da silhueta. A traseira tem leve semelhança, além do projeto de motor traseiro a ar com tração traseira.
Kia Opirus (2003) x Mercedes Classe E (1995)
Modelo pouco comum de se ver nas ruas e avenidas de Aracaju, o Kia Opirus foi a primeira investida da Kia num segmento mais luxuoso no começo dos anos 2000, num tempo em que ela ainda era mais conhecida pelos veículos comerciais e modelos como o Optima ou o Cadenza nem sonhavam em aportar no Brasil. Para dar um ar de requinte às linhas do modelo, nada melhor que pegar algo da sobriedade e elegância do design germânico, não é? Bem… a ideia foi legal, mas não ficou lá tão harmônico e, de quebra, pareceu por demais com o Mercedes Classe E de 1995 e seus faróis duplos redondos. Além deles, perceba que a grade guarda ligeira semelhança (ainda que no Kia seja mais estreita e alta). A fórmula dos faróis duplos redondos ainda teve um “segundo plágio”, porém mais discreto, com o primeiro Polo vendido no mercado nacional, que usava o mesmo layout luminoso do sedã alemão.