Honda anuncia investimento de R$ 1,6 bilhão para ampliação da fábrica de motos em Manaus

2 Min Leitura

A Honda divulgou, em 2 de outubro de 2025, que fará um aporte de R$ 1,6 bilhão em sua fábrica de motocicletas em Manaus (AM) até 2029. Esse investimento tem como objetivos centrais ampliar a capacidade produtiva, modernizar processos industriais e introduzir novos modelos, incluindo versões elétricas e híbridas.

Principais pontos do plano:

A meta é elevação da produção anual da unidade para 1,6 milhão de motos ao ano, começando em 2026. Atualmente, a fábrica produz cerca de 1,4 milhão de unidades ao ano.

Serão criados aproximadamente 350 empregos diretos para dar conta da ampliação da produção e das novas linhas.

A fábrica de Manaus é considerada a planta de motocicletas mais verticalizada da Honda no mundo — ou seja, muitas partes do produto final (como chassis, rodas, assentos, motores etc.) já são produzidas internamente.

Como parte da expansão, haverá modernização da infraestrutura industrial, melhoria de layout, instalação de equipamentos mais avançados e flexibilidade maior nas linhas de montagem para responder mais rapidamente às demandas do mercado.

O plano inclui também o lançamento de novos modelos, além de versões atualizadas dos já existentes. Modelos elétricos e híbridos fazem parte das expectativas da empresa.

Contexto e impactos:

A unidade de Manaus iniciou suas operações em 1976.

Hoje, a fábrica opera com cerca de 90% de sua capacidade distribuída em três turnos de trabalho.

A produção local inclui cerca de 20 modelos de motocicleta, com cilindradas variando aproximadamente entre 110 cc e 1.100 cc.

Além do impacto direto no número de empregos, espera-se que o investimento beneficie a cadeia de fornecedores, a logística local e gere efeitos positivos para o polo industrial da região.

 

Com informações do g1.globo.com

Compartilhe este artigo