ITPS fiscaliza empresas instaladoras de GNV de Aracaju
Órgão chama atenção para a importância de os proprietários de veículos escolherem oficinas autorizadas pelo Inmetro
Nesta terça, 2 de julho, o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), realizou fiscalização em empresas instaladoras do sistema de Gás Natural Veicular (GNV). Objetivo da ação, que integra a Operação Férias Seguras, é garantir a conformidade dos componentes com as normas estabelecidas pelo Inmetro.
Os agentes de fiscalização do ITPS visitaram cinco oficinas instaladoras e requalificadoras de GNV em Aracaju no período da manhã. Itens como válvulas de cilindro, válvulas de abastecimento de fechamento, tubos de alta pressão, entre outros, foram inspecionados. Nos locais visitados pela manhã, não foram constatadas irregularidades.
Nesta tarde, mais empresas foram visitadas pelas equipes de fiscalização do ITPS, porém, o órgão informou ao GaragemSE que os resultados das ações realizadas à tarde só serão divulgados nesta quarta, dia 3.
Em casos de irregularidades identificadas, os estabelecimentos estão sujeitos a multas que variam de R$ 100 até R$ 1,5 milhão, conforme previsto em lei. Segundo a legislação do Inmetro, todos os componentes do sistema de GNV devem ser certificados e ostentar o selo de conformidade. Isso significa que todos os itens passaram pelos rigorosos testes do Inmetro.
Alerta
A instalação inadequada ou a utilização de componentes não certificados representam riscos significativos, podendo resultar em acidentes graves. O diretor-presidente do ITPS, Denisson Salustiano, chama a atenção para a importância de os proprietários de veículos escolherem oficinas autorizadas pelo Inmetro, para a instalação de GNV. “Acessando o site itps.se.gov.br/gnv/, os consumidores podem verificar a credencial das empresas instaladoras. Nosso objetivo é garantir que veículos equipados com GNV ofereçam segurança durante o abastecimento”, destacou.
Como denunciar
Para denúncias relacionadas à instalação de GNV ou outras irregularidades, os consumidores podem contatar o ITPS pelo telefone (79) 3198-8822, das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. Também é possível enviar informações para o e-mail ouvidoria@itps.se.gov.br ou acessar o site e selecionar a opção Ouvidoria/SE-Ouv. As denúncias são tratadas de forma anônima, e os consumidores podem solicitar feedback sobre o progresso das fiscalizações relacionadas às demandas.
‘Férias Seguras’
A operação ‘Férias Seguras’, que ocorre em todo o Brasil, continuará até sexta-feira, 5, abrangendo também a fiscalização de produtos como capacetes, pneus para motocicletas, serviços de reforma de pneus para automóveis, dispositivos de retenção para crianças, churrasqueiras, entre outros itens.
Confira abaixo lista de empresas disponibilizada no site do ITPS