Notícias

Volkswagen Up! recebe nova homologação com quatro lugares

A legislação brasileira para carros novos mudou desde o dia 29 de janeiro, obrigando que todos os veículos novos no país tivessem cintos de três pontos e encostos de cabeça para todos os ocupantes, bem como ganchos tipo Isofix para fixação de cadeiras de bebê. A mudança fez com que veículos como a Fiat Weekend desse adeus, uma vez que adaptar o projeto não valia a pena. Mas para o Up!, a Volkswagen encontrou outra saída:homologar o compacto como um veículo de quatro lugares.

A alteração aproveitou que a lei permite que um carro seja classificado com capacidade para apenas quatro pessoas. Ao fazer isso, a fabricante evitou ter que mexer no carro e gastou muito menos com o processo de homologação. Isso, inclusive, deu alguma sobrevida ao compacto, que deve continuar no mercado nacional pelo menos até 2021. Inclusive vale lembrar que, para ser vendido no mercado nacional, o Up! já sofreu alterações frente ao par europeu: o vidro traseiro não é basculante, e a tampa traseira é feita de metal em vez de vidro.

Solução permitirá que compacto tenha ao menos um ano adicional de vida no mercado

O futuro do modelo ainda não é certo. Apesar da citação de até 2021, foi apurado pelo site Motor1 a informação do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau) de que o carro sairá de linha em 2021, junto com o Gol e Voyage atuais. A planta onde hoje é feito o Up! deve receber futuramente um crossover que servirá como opção de entrada dentro da Volks.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *